8.2 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Mourão já tem Universidade Sénior. “Uma geração mais preparada para os desafios do futuro”.

A Universidade Sénior Cristóvão de Mendonça em Mourão, foi ontem inaugurada uma valência até agora inexistente no concelho, o projeto visa ajudar a combater o isolamento e a exclusão social e promover a confraternização e o envelhecimento ativo.

A Rádio Campanário esteve presente no evento e falou com o autarca de Mourão João Fortes.

“(…) Foi um passo absolutamente essencial para nós. Infelizmente, os dados demográficos ainda não são aqueles que eu gostaria que fossem, ou seja, uma inversão no declínio da população, temos uma considerável população sénior, muitos dos quais contribuíram para tornar Mourão no que hoje é.

“Desde o início do meu mandato no executivo, tenho trabalhado para criar uma universidade sénior, fizemos a reabilitação de um espaço existente, investindo cerca de 12.000 euros na renovação da sala e na aquisição de equipamento”.

Atualmente, existe a  capacidade de oferecer a 37 pessoas esta valência, o que me deixa João Fortes muito feliz, conta com um espaço modular, flexível, um local de aprendizagem com novas abordagens e um novo espaço.

Acrescentando “Certamente, que isto irá beneficiar uma população que, embora ativa, ajuda e proporciona uma geração mais preparada para os desafios do futuro.

Agora, quantas disciplinas oferece este projeto no seu início? “Não tenho o número exato, mas atualmente temos entre 5 a 6 disciplinas”.

O autarca adiantou; “(…)O Concelho de Mourão não se limita à universidade sénior; também apoiamos ativamente o envelhecimento ativo, isto inclui também o apoio às Instituições particulares de Solidariedade Social (IPSS), temos 3 IPSS no concelho, sendo que 2 delas têm carências de recursos técnicos especializados, como  resposta, o município cede  técnicos  para apoiar nas atividades socioculturais e também fornecemos equipamentos digitais, como consolas, para manter esses seniores em contacto com as últimas novidades e estimular o seu desenvolvimento intelectual”

Populares