34.8 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Julho 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Governo de Andaluzia em conversações com Portugal para utilizar água de Alqueva

Tal como a Rádio Campanário já tinha noticiado , os produtores espanhóis estão desesperados com a falta de água.

Na região de Huelva e Doñana este é o tempo das sementeiras de morangos e os produtores estão desesperados.

Sem perspetivas de chuva para a região, a água existente não é suficiente. As associações de produtores e exportadores e líderes políticos regionais apelaram já ao Governo espanhol para que solicite a Portugal a “transferência temporária de água da barragem de Alqueva”.

De acordo com o Jornal Espanhol El Confidencial, o Governo da Andaluzia,  está já em conversações com as autoridades portuguesas para poder usar os recursos hídricos da barragem do Alqueva.

O mesmo jornal refere que há anos que a Andaluzia pede ao Estado mais investimentos em obras hidráulicas para garantir o abastecimento de água . 

Também o Europress refere a este propósito que o delegado da Junta em Huelva, José Manuel Correa, em declarações garantiu “que a administração está em “conversações” com o Governo português “devido ao acordo que existe” para tentar abastecer a barragem de Alqueva, neste caso, ao interior e as necessidades que temos para evitar ter que tomar certas decisões”, já que houve um acordo estabelecido com o país vizinho, mas para o qual “devem ser cumpridas uma série de condições”.

Fonte: Jornal El Confidencial/Europress

Populares