30.4 C
Vila Viçosa
Domingo, Julho 14, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

37ª Baja Portalegre 500 com: “415 inscritos, o maior número de sempre e com o Campeão do Mundo” diz João Dias(c/som)

A mítica prova de todo o terreno que anualmente conquista o Alentejo está de regresso e arranca já esta quinta-feira em Portalegre.

Prova do ACP da Taça do Mundo FIA de Bajas , esta é a 37ª edição da Baja Portalegre 500, a prov que reúne os maiores nomes de todo o terreno.

A Rádio campanário falou com João Dias , da organização que nos fez uma antevisão do evento.

João Dias começa por nos referir “esta é uma prova bem consolidada e é com muita satisfação que vemos que uma prova tão bem consolidada como esta continua a crescer e a impor-se como uma grande festa.”

A edição deste ano, explica, conta com “415 inscritos distribuídos nas várias categorias , o que é um número muito impressionante, o maior número de sempre.”

Os participantes pertencem a 20 nacionalidades diferentes. Na cerimónia de partida, quinta-feira à noite, vão passar pelo centro de Portalegre  415 equipas, distribuídas pelas categorias de Automóveis (112), Motos (99), Quads (36), SSV (84), Promoção / Hobby (59) e Mini Baja (25).

De acordo com a organização e no que diz respeito aos percursos “têm sempre traçados que vão introduzindo algumas alterações mas que não desvirtuam a essência da prova” acrescenta João Dias .

As chuvas fortes das últimas semanas podem aumentar o grau de dificuldade do percurso de 439 quilómetros cronometrados para os automóveis , de 368,1 quilómetros cronometrados para as motos, SSV e quads , e de 183,7 quilómetros para as categorias Promoção e Hobby .

A propósito das previsões meteorológicas, João Dias refere “ as previsões apontam para chuva para os três dias da prova, ainda que não seja alta, esperamos que haja suficiente para assentar o pó e para dar alguma dificuldade adicional que é sempre desafiante para os pilotos.”

A 37.ª edição, que decorre até sábado conta com Nasser Al-Attiyah, cinco vezes vencedor do Dakar e bicampeão do Mundo de Rally-Raid. A este propósito João Dias sublinha “é uma figura grande do mundo do rally raid” destacando ainda a presença de “vários nomes do automobilismo nacional que estão também na luta pelos títulos das respetivas categorias.”

João Dias não tem dúvidas vai ser “uma prova muito animada, não só em número de participantes mas também no que diz respeito ao traçado, ao tempo e aos participantes.”

Nesta 37ª edição da Baja Portalegre 500 o piloto mais novo inscrito tem 10 anos de idade e o mais velho, um cidadão de nacionalidade estrangeira com 72 anos.

Por último e no que diz respeito à assistência, a organização refere “esta é uma prova que gera sempre muita curiosidade e muito público e por isso mesmo existe uma preocupação por parte da organização e que nos leva a agir , nomeadamente com a existência de um plano de gestão ambiental , articulado com os Municípios envolvidos.”

João dias sublinha ainda o carácter solidária da questão da sustentabilidade adiantando que “em parceria com a empresa Valnor e com os municípios de Portalegre, Ponte de Sor, Nisa, Gavião, Crato, Chamusca, Alter do Chão e Abrantes,  a organização pretende atingir objetivos mensuráveis de sustentabilidade ambiental ao longo do evento.”

No final do evento, acrescenta “o valor determinado pela recolha dos resíduos produzidos durante o evento, entregue pelo ACP à Valnor, reverterá na íntegra para os Bombeiros Voluntários de Portalegre.”

Populares