21.5 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

48 Horas Alentejo: Clássicos nas estradas alentejanas com “130 participantes, um recorde absoluto” diz Luís Brito, diretor da prova(c/som)


A vigésima oitava edição do 48 Horas Alentejo, um dos melhores eventos de automóveis clássicos de Portugal, regressa em 13, 14 e 15 de Outubro com a participação 120 automóveis em competição.

Na sua edição de 2023, este rali de regularidade histórico, organizado pelo Portugal Classic em conjunto com o Clube Português de Automóveis Antigos, vai contar com um percurso que irá percorrer os concelhos de Beja, Alvito, Serpa, Moura, Portel, Ferreira do Alentejo e Vidigueira.

A Rádio Campanário falou com Luís Brito, diretor da prova que começou por nos referir “esta 28ª edição tem novamente por base a cidade de Beja, temos este ano cerca de 130 automóveis inscritos, um recorde.”

O responsável explicou ainda que “vão ser três dias para dar a conhecer o Alentejo promovendo o turismo na região.”

Luís Brito destacou ainda a participação de “20 concorrentes estrangeiros, nomeadamente um da Nova Zelândia que está a fazer a volta ao mundo e que inclui Portugal e está inserido também neste evento.”Trata-se da participação especial de Elisabeth e Fred Smits, da Nova Zelândia, que estão a realizar uma volta ao mundo no seu Mercedes-Benz 220S de 1957.

O 48 Horas Alentejo, terá início, no dia 13 de Outubro, no Beja Parque Hotel, pelas 15h, com a abertura do secretariado e com a recepção dos concorrentes. Pelas 19h, está programada uma visita à base aérea de Beja, seguida pela apresentação do livro “Marlei: O Sonho de um Artífice” de José Barros Rodrigues.


No dia 14, sábado, o 48 Horas Alentejo, começa com a partida de Beja, para a 1ª etapa pelas 9h00 e neutralização em Serpa às 10h00m, seguindo-se de uma visita ao  Centro Histórico desta magnífica cidade, retomando com passagem às 11h30 em Brinches e com chegada prevista a Moura por volta das 11h50m.

No mesmo dia, dá-se a partida às 15h para a 2ª etapa em Moura e 30 minutos depois Neutralização na Marina da Amieira, segue-se uma paragem para um Passeio de Barco no Alqueva, retomando com uma a partida para a 3ª Etapa pelas às 17h, passagem em Portel pelas 17h20m e neutralização me Vidigueira pelas 17h40m, seguindo-se uma prova de vinhos na casa das Talhas e chegada a Beja às 18h.

No último dia, 16, domingo, o mítico rali de regularidade histórica começa com a partida da 4ª etapa de Beja às 9h00m e passagens em Peroguarda às 10h00m e neutralização em Vale da Rosa às 10h10m, contado com uma passagem em na Barragem de Odivelas por volta das 11h, seguindo-se chegada a Alvito por volta das 11h30m e finalizando com a entrega dos prémios por volta das 15h30m.

Segundo o diretor da prova, Luís Brito, “a edição de 2023 conta com algumas novidades, como a visita inédita à base aérea de Beja e um passeio de barco no magnífico lago Alqueva.

Luis Brito a este propósito sublinha “vamos ter o prazer de ser recebidos na Base Aérea de Beja e havendo esta ligação muito próxima dos automóveis com os aviões , seguramente vai ser uma experiência fantástica de os juntar, algo que em 28 anos nunca tinha acontecido.”

No que diz respeito ao passeio de barco, Luís Brito destaca “queremos promover sobretudo aquilo que hoje o Alentejo tem para oferecer e que há uns anos atrás não tinha.”

O 48 Horas Alentejo é considerado um dos melhores eventos de automóveis clássicos realizados em Portugal pelas suas características únicas que juntam dois percursos turístico e desportivo de elevada qualidade e conta com o apoio de várias entidades públicas e privadas, onde se destacam os Municípios de Beja, Alvito, Vidigueira e o Turismo do Alentejo.

O objetivo, como nos refere Luís Brito “este é o nosso compromisso: levar o nome do Alentejo o mais longe possível.”

Populares