7 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 30, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Município de Évora pretende atribuir licença aeroportuária e instalações da antiga Academia Aeronáutica

Foto: C.M. Évora

O Município de Évora lançou recentemente um concurso público para atribuir uma licença aeroportuária e as instalações devolutas de uma antiga escola no aeródromo municipal.

Em declarações à Agência Lusa, Alexandre Varela, vereador da autarquia, revelou que as empresas interessadas devem apresentar propostas até ao dia 21 de outubro e o caderno de encargos está disponível para consulta na página de Internet do município.

O vereador adiantou ainda que, através do concurso, o município pretende atribuir também as instalações onde funcionou a Academia Aeronáutica de Évora, da empresa Canadian Aviation Electronics (CAE), que formava pilotos e que fechou no final de 2012.

Segundo o autarca, “há empresas interessadas” em apresentar proposta ao concurso público e algumas “já estão a realizar visitas” ao Aeródromo Municipal de Évora e “a preparar o processo”.

Alexandre Varela sublinhou à Lusa que as instalações onde funcionou a Academia Aeronáutica de Évora “estão desocupadas e devolutas”, revelando que existe “um diferendo” em tribunal que opõe a CAE e o município sobre o valor das indemnizações pedido pela empresa canadiana à câmara municipal pela entrega do edifício.

“Independentemente dos diferendos, há instalações que estão devolutas, mas estão capacitadas para acolher uma escola de formação de pilotos, com todas as valências, e não fazia sentido que não estivessem a funcionar”, acrescentou.

O vereador notou que após “alguns anos de negociações” foi possível estabelecer um entendimento para a libertação das instalações, tendo “o ato simbólico” da entrega das chaves decorrido há uns meses.

A atribuição da licença aeroportuária e das instalações será feita por um período de 15 anos, renovável por períodos de cinco anos, mediante o pagamento mensal de uma taxa de ocupação.

Populares