6.5 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“A cruz peregrina tem o ponto de arraiolos para ter uma ligação ao tapete”, diz Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Arraiolos (c/som)

A Santa Casa da Misericórdia de Arraiolos promoveu uma peregrinação de cruzes desde a Igreja da Misericórdia até à Igreja Matriz de Arraiolos, sendo este cortejo no âmbito das exposições que há todos os anos, este ano o tema foi a cruz devido à Jornada Mundial da Juventude que se está a aproximar e que será realizada este ano em Portugal. 

Em entrevista com o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Arraiolos, o mesmo demonstrou o empenho da instituição em participar na promoção dos tapetes de Arraiolos, um patrimônio artístico da região que tem sido exaltado pela Câmara Municipal há vários anos. 

A Santa Casa da Misericórdia de Arraiolos e as suas funcionárias formaram um grupo de trabalho para criar exposições temáticas dentro da igreja, relacionadas aos tapetes de Arraiolos, “as nossas funcionárias que constituíram o grupo de trabalho resolveram fazer exposições nesta igreja integradas nesse evento, exposições que tivessem um tema que de alguma forma se pudesse associar ao tapete.” As exposições abordam temas que estão de alguma forma associados aos tapetes, seja através das técnicas de tecelagem ou do ponto de arraiolos. Várias instituições locais, incluindo crianças, jovens e idosos, participaram neste evento, contribuindo para o seu sucesso.

Este ano, com a Jornada Mundial da Juventude prestes a acontecer em Lisboa, a temática escolhida para as exposições foi a cruz, um símbolo representativo do evento religioso. Com a participação de diversas instituições, foram produzidas vinte e uma cruzes, que agora estão em exibição na Igreja da Misericórdia. Essas cruzes são réplicas da cruz peregrina, “o tema que nós propusemos às várias instituições seria a cruz uma vez que a cruz é a cruz representativa das jornadas assim as instituições corresponderam ao nosso pedido, temos aqui vinte e uma cruzes que foram feitas por várias instituições”. 

Essas cruzes peregrinas ficarão em exposição na Igreja Matriz até o final da Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá no dia seis de agosto. Após o evento, as cruzes serão devolvidas às instituições que as conceberam, possibilitando que a população as admire e relembre a importância desta jornada. A cruz peregrina também percorrerá diversas instituições antes de retornar à igreja, onde permanecerá exposta, possibilitando às pessoas recordar esse grandioso evento religioso, “vai percorrer as instituições e posteriormente virá para esta igreja onde ficará exposta e que as pessoas certamente ao ver esta cruz poderão recordar a jornada mundial da juventude, fundamentalmente é isto que se pretendeu este ano este ano tendo realmente como base o grande evento que irá acontecer no nosso país. “
 

Populares