17.6 C
Vila Viçosa
Domingo, Maio 12, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Presidente da Turismo do Alentejo e Ribatejo realça Romaria a Cavalo de N.ª Sr.ª D’Aires como cartão de visita para a região

O presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e do Ribatejo, José Manuel Santos, considera a Romaria a Cavalo de Nossa Senhora D’Aires um “dos nossos eventos mais emblemáticos e das melhores romarias de Portugal”, além e ser uma festa “muito singular, feita a cavalo por peregrinos”.

E acrescenta à Rádio Campanário ser “bom dizer que esses peregrinos que vêm a cavalo são oriundos um pouco de todo o País. Temos aqui cavaleiros do Norte, do Algarve, das Beiras, da Grande Lisboa, e desse ponto de vista é sempre um cartão de visita para o Alentejo. Estamos a falar de um itinerário que une a Moita e o concelho de Viana do Alentejo, passando também pelo concelho de Vendas Novas”.

“É um evento que funde o turismo religioso, o turismo de descoberta e os peregrinos têm também oportunidade de ver muito do nosso património cultural e natural”. “É com muita satisfação que, no final do dia de hoje da romaria, tenho assistido aos visitantes que vêm curiosos, estrangeiros que vêm para tomar de perto conhecimento e assistir à romaria, que é de facto um evento muito singular muito fundado também nas raízes de Portugal e do Alentejo”, frisa José Manuel Santos.

Refira-se que centenas de romeiros oriundos de vários pontos do País voltaram a cumprir a tradição ao participarem na XXII Romaria a Cavalo que liga os concelhos da Moita e de Viana do Alentejo, entre os dias 23 e 28 de Abril.

O percurso de cerca de 150 quilómetros, durante 5 dias, é feito pela antiga canada real, mais conhecida pela Estrada dos Espanhóis, passando por várias localidades, entre as quais Alcáçovas que serviu de pernoita no dia 26.

Nesta edição do certame, os padrinhos da Romaria são o fadista Nuno da Câmara Pereira e o conhecido ex-futebolista e treinador Diamantino Miranda.

A Romaria a Cavalo é organizada pelos Municípios da Moita e de Viana do Alentejo, Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e Associação Equestre de Viana do Alentejo.

Entrevista de Augusta Serrano; Texto de Carlos Caldeira

Populares