8.7 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“A Festa do Cante é uma das atividades desenvolvidas pelo nosso grupo há já 20 anos”, diz Serafim Silva do GCFM (c/som)

Decorreu ontem, em Monsaraz, no concelho de Reguengos de Monsaraz, a Festa do Cante nas Terras do Grande Lago, que teve lugar no Largo Dom Nuno Álvares Pereira, no adro da Igreja de Nossa Senhora da Lagoa.

A Festa do Cante contou com a atuação do músico Luís Trigacheiro, do Grupo Coral e Etnográfico Os Camponeses de Pias, do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz e do poeta Manuel Sérgio, que declamou poemas acompanhado à guitarra por José Farinha.

A Rádio Campanário esteve presente e falou com Serafim Silva, um dos fundadores e representante do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz (GCFM) sobre a iniciativa e sobre o seu percurso no grupo.

Em declarações à nossa redação, Serafim Silva contou que faz parte do grupo desde a sua fundação, em 1975, “estou neste grupo desde que ele existe, sou um dos fundadores e o grupo de Cante Alentejano aqui em Monsaraz existe há já muitos anos, desde 1975. O grupo teve dois interregnos e, desde 2002 que existe da maneira como está e com o figurino atual”.

Já há vinte anos que o grupo participa na Festa do Cante em Monsaraz. Questionado de como é feita a preparação para esta festa que representa um dos traços culturais do Alentejo, o representante do grupo referiu que “a Festa do Cante é uma das coisas que nasceu e se mantém com sendo uma das atividades do nosso grupo cultural. Não tem nenhuma preparação especial, a preparação é o que o grupo faz todas as semanas nos ensaios e, depois quando há eventos desta natureza, é só vestir o traje a rigor e desempenhar o nosso papel”.

Questionado do número de integrantes do grupo, Serafim refere que “neste momento, somos muito poucos. Estamos aqui à volta de 16, o grupo neste momento tem 24 elementos, mas por diversas situações não podem cá estar todos”.

Populares