8.7 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“A maior Torre Humana do Mundo foi feita aqui e estes eventos levam Elvas cada vez mais longe” diz Rondão de Almeida(c/som)

 

Realizou-se esta manhã, na Praça da República, em Elvas, a construção de uma Torre Humana- (Veja aqui as FOTOS).

A iniciativa assinala na cidade de Elvas o Dia de Sant Jordi. Centenas de elvenses e turistas juntaram-se na Praça da República na manhã deste sábado, 22 de abril, para a apresentação dos Castellers de Vilafranca.

O coletivo catalão, da localidade de Vilafranca del Penedès, detém o record mundial de Castells, as torres humanas da Catalunha, que foram classificadas pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade.

Nesta vinda a Portugal durante o fim-de-semana, que inclui também passagens por Lisboa e Évora, os Castellers de Vilafranca trazem 150 elementos com idades compreendidas entre os 6 e os 80 anos.

A Rádio Campanário esteve presente e falou com o presidente do Município de Elvas, Comendador José Rondão Almeida, a propósito desta iniciativa.

Rondão de Almeida começou por nos referir “este evento vem na continuação da relação que a Câmara de Elvas tem vindo a ter com o Governo da Catalunha” explicando que “já o ano passado tivemos a oportunidade de ter aqui o festival da Applec com cerca de 700 figurantes e vários grupos e ficou logo combinado de que este ano a maior torre humana do mundo seria feita em Elvas.”

Rondão de Almeida destacou ainda “a moldura humana presente na Praça da República de Elvas” acrescentando ainda que esta relação entre Portugal e o Governo da Catalunha “é uma relação que se tem vindo a alargar, começámos na vertente da cultura e brevemente passaremos para a vertente sócio-económica com alguns empresários da Catalunha a pensarem investir no Alentejo.”

O Presidente da Autarquia não tem dúvidas de que este é o caminho certo “para levar o nome de Elvas por este mundo fora.”

Nós criámos a Eurocidade em 2012 e tudo estamos a fazer no sentido de ir promovendo esta micro.-região, que ao fim ao cabo é uma centralidade da própria Península Ibérica, entre Lisboa e Madrid, e por isso nós temos que aproveitar e estamos em excelentes condições para promover a região e trazer até nós muita gente” realçou ainda o Autarca.

A edificação destas Torres foi feita pelos Castellers de Vilafranca, campeões do último concurso desta tradição.

Os Castells é uma tradição que remonta ao século XVIII e atualmente faz parte da lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco.É uma das tradições mais famosas de Espanha, mais precisamente da Catalunha, região onde são criadas verdadeiras torres de pessoas.

 

Populares