11.2 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Dezembro 2, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

A Vila de Terena é um pequeno segredo para descobrir no Alentejo

A belíssima vila de Terena fica no concelho do Alandroal, em pleno coração do Alentejo. Também conhecida por São Pedro ou São Pedro de Terena, tem apenas 700 habitantes, mas tem estatuto de vila. Pertence ao concelho do Alandroal e está situada numa região muito bela, onde reina a paz de espírito, bem próxima da Ribeira e Albufeira da Barragem do Lucifécit. A fronteira com Espanha encontra-se por perto. As ruas da vila são caracterizadas pela arquitetura tradicional alentejana, com o seu casario rural pintado de branco, com faixas coloridas.
E para compreender a antiga importância de Terena, é preciso compreender primeiro um pouco da sua história. O seu castelo, juntamente com os castelos de Alandroal, Juromenha, Mourão e Monsaraz faziam parte da linha de defesa do Guadiana. Embora ainda domine a paisagem a partir do alto de uma colina, o castelo sofreu grandes danos durante as Guerras da Restauração e no terramoto de 1755. E hoje, apesar de já não ter a imponência de outros tempos, ainda é o maior símbolo de Terena.

O Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova, localizado nos arredores, é um dos imponentes monumentos que mais surpreende. Trata-se, provavelmente, da única Igreja-fortaleza de todo o país. É datado do século XIV e foi construído seguindo uma planta em cruz grega com 3 pórticos góticos. Um monumento único em Portugal.

Também o enigmático Santuário do Endovélico, um local de culto aos deuses venerados pelos lusitanos se destaca na Vila de Terena. Segundo os arqueólogos, tratava-se de um local que serviria como oráculo, ou seja, onde se tentava prever o futuro.

Fonte: Vortexmag

Populares