28.7 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Julho 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

A.XAT – Montemor-o-Novo é Campeã Nacional da 1ª Divisão!

A.XAT – Montemor-o-Novo

 
A equipa da A.XAT Montemor-o-Novo revalidou o título de campeã nacional da 1.ª Divisão de xadrez, ao chegar ao primeiro lugar na derradeira jornada do campeonato mais disputado de sempre.
Nunca um Campeonato Nacional da 1ª Divisão foi tão renhido e a edição de 2021/2022 ficará para a história como a mais competitiva e emotiva de sempre.
Na nona e última jornada da prova, que decorreu na inspiradora sala de exposições do Centro de Arte de Ovar, as equipas da Escola Profissional de Gaia/Clube de Xadrez e do GD Dias Ferreira dividiam a liderança e defrontavam-se entre si, naquele que seria o duelo pelo título.

No entanto, havia um resultado “proibido” para ambos, que era o empate (2-2), pois tal permitiria que fossem alcançados pela A.XAT Montemor-o-Novo e pela AX Gaia, caso estas equipas ganhassem os respetivos confrontos.
A A.XAT – Montemor-o-Novo e a AX Gaia cumpriram a missão de ganhar – respetivamente frente ao NS São Miguel e ao CX Montemor-o-Velho, ambos por 3,5-0,5 – e assim ficou formado um quarteto com 22 pontos.
O resultado “proibido” acabou por acontecer no encontro entre Escola Profissional de Gaia/Clube de Xadrez e do GD Dias Ferreira, no penúltimo encontro a terminar neste campeonato. Faltava apenas terminar o jogo do nosso Capitão Manolo “o Alentejano de Mérida”, foi o ultimo a saber, mas a sua alegria foi contagiante.
No final das contas de desempate, a A.XAT – Montemor-o-Novo conquistou o primeiro lugar e o título, devido ao melhor coeficiente nos duelos com os adversários diretos.
Este título ganha ainda mais relevo se soubermos que, à quarta ronda, os “alentejanos ibéricos” tinham três empates e uma derrota e estavam muito longe do primeiro lugar.
Depois, ganharam os cinco encontros seguintes e voltaram a sentar-se no trono que coroa a melhor equipa nacional. Este é o terceiro título da equipa de Montemor-o-Novo nos últimos quatro anos.
Participaram no sucesso da A.XAT os grandes mestres espanhóis Jaime Santos Latasa, Manuel Perez Candelario e José Francisco Cuenca, o mestre internacional espanhol Alex Garrido, o mestre internacional português Paulo Dias e o mestre FIDE português Bruno Martins, liderados por Luís Nuno Barrigoto.
Informação e fotos – A.XAT – Montemor-o-Novo

Populares