39.8 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Julho 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Águas do Alentejo investem mais de 11 milhões de euros em Beja

A empresa Águas Públicas do Alentejo (AgdA), fará um investimento superior a 11 milhões de euros em Beja, na construção de um sub-sistema de abastecimento de água.

Este projeto da empresa do Grupo Águas de Portugal, no âmbito do ciclo urbano da água, visa combater os problemas do abastecimento que é atualmente feito através da Barragem do Roxo, e reforçar o abastecimento de água, criando um sistema mais forte e com fontes de água mais fiáveis. Simultaneamente, a AgdA pretende obter uma melhoria da qualidade e eficiência do tratamento das águas residuais.

O projeto ficará concluído até ao final de 2018, e visa o abastecimento de água a Beja, Baleizão, Quintos, Salvada e Cabeça Gorda, a partir de um novo sub-sistema, com água proveniente da albufeira da Magra, da EDIA.

A construção da ETA da Magra, representa um investimento de cerca de 4,6 milhões de euros.

Será também instalada uma unidade de produção de energia fotovoltaica para autoconsumo, com 300 Kw de potência.

Dos 11 milhões de euros de investimento total, 3,8 milhões de euros serão investidos na nova ETAR de Beja, em construção desde janeiro do presente ano, que tem capacidade para tratar as águas residuais domésticas geradas pelos 31 000 habitantes da cidade.

O investimento é co-financiado pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), Portugal 2020, com o apoio da União Europeia, no âmbito do Fundo de Coesão.

Populares