18.7 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Junho 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Programa “Alentejo Empreender+” apoiou 93 projetos empresariais

O programa Alentejo Empreender+ ajudou a criar e apoiou 93 microempresas na região e no Ribatejo, esperando que os resultados incentivem a criação de emprego e estimulem o tecido empresarial.

Iniciado em setembro de 2015, o projeto teve um investimento de 307 mil euros, com fundos europeus, formado por associações empresariais de Portalegre, Évora, Beja e Santarém, tinha como primeiro objetivo apoiar 30 ideias de negócio, mas superou este número.

“Tínhamos estimado 250 como número a atingir no final e verificamos, com muito agrado, que ele foi o triplo do que estava previsto”, referiu à comunicação social Jorge Pais, presidente do Núcleo Empresarial da Região de Portalegre (NERPOR).

“No total, nas diversas regiões e nas diversas sessões que foram desenvolvidas, estão registados 750 participantes, pessoas que sentiram que este projeto poderia apoiá-las”, acrescentou o presidente.

Jorge Pais salientou que o programa Alentejo Empreender+ teve a participação de uma ideia de negócio que foi considerada vencedora e materializada em Évora, o projeto “City Check”, que visa desenvolver uma aplicação de jogos sobre aspetos culturais e históricos das cidades e recebeu um prémio de 2.500 euros.

“Nos projetos que foram candidatados temos ideias que passam desde a economia social a projetos da área tecnológica ou pela fabricação de farinha de grilos”, afirmou Jorge Pais, acrescentando que o trabalho das associações empresariais envolvidas foi “despertar e mobilizar”, particularmente os jovens, para a constituição e o desenvolvimento dos seus próprios negócios.

Populares