20.4 C
Vila Viçosa
Domingo, Junho 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alandroal: Concerto Uma Banda, Três Maestros proporcionou um “excelente momento musical”, diz autarca João Grilo (c/som e fotos)

Integrado no Mês da Música, o Centro Cultural de Alandroal promoveu, no passado sábado (13 de outubro), o concerto “Uma Banda, Três Maestros” que decorreu no Fórum Cultural Transfronteiriço de Alandroal.

A Campanário esteve presente e falou com o maestro António Alfaiate, da Banda de Alandroal, que explica que o formato em que foi apresentado o concerto advém de uma “contraproposta” feita ao maestro Damien Nunes, que se havia proposto a dirigir a banda alandroalense.

“É importante chegar à população com outro tipo de música”

Para este concerto, que juntou elementos da Banda Redondo, Borba e Sociedade Filarmónica Liberaltas Júlia de Évora, foram apresentadas “épocas diferentes da música”, explicou o maestro, sublinhando que “é importante chegar à população com outro tipo de música para eles perceberem que, mesmo tendo já alguns séculos, há uma forma diferente de tocar” hoje em dia.

Também a esta estação emissora, o presidente da Autarquia de Alandroal, João Grilo, mostra-se orgulhoso pelo “excelente momento de música” ali apresentado, sobre o qual se afirma “naturalmente consciente de que o envolvimento do Municio é fundamental para que este trabalho continue a progredir”.

A música “é fundamental na formação de base das crianças”

Nesse sentido, por considerar que o trabalho em cooperação “faz com que todos os músicos cresçam aprendendo uns com os outros”, a autarquia alandroalense tem entre mãos um projeto de combate ao insucesso escolar que irá “convidar as crianças do concelho a se dedicarem à música desde muito pequenos”.

Segundo João Grilo, a música “é fundamental na formação de base das crianças”, daí o projeto procure que “depois possam vir a integrar este projeto e outros que venham a ser criados”.

{gallery}androal_concerto_1banda3maestros{/gallery}

Populares