17.6 C
Vila Viçosa
Sábado, Junho 15, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alandroal: incêndio de grandes proporções destriuiu dezenas de hectares de mato e pasto (c/som e fotos)

Um incêndio deflagrou esta terça-feira numa zona de mato, no concelho de Alandroal, nomeadamente entre as localidades de Orvalhos e Hortinhas.

O alerta foi dado às 16h27m, tendo durante mais de quatro horas destruído uma grande área ainda por determinar de mato, pasto e estevas, no sopé da serra d´Ossa, em Orvalhos, na freguesia de Santiago Maior.

O incêndio chegou a lavrar em quatro frentes, com alguma intensidade, mas o trabalho dos bombeiros e de alguns populares, apesar de dificultado por difíceis acessos, permitiu reduzir o número de frentes ativas, tendo o fogo sido dominado às 19:24.

Sabemos ainda que as chamas ameaçaram algumas habitações na localidade de Hortinhas, tendo mesmo destruído alguns barracões e ferido alguns animais, como nos contou José Varandas, um dos populares que ajudou no combate às chamas:

{play}http://radiocampanario.com/sons/fogo_jose_varandas.mp3{/play}

Já Maria Inês Brites, apesar de não ter ajudado no combate às chamas, ajudou os soldados da paz, fornecendo-lhes leite e água:

{play}http://radiocampanario.com/sons/fogo_maria_ines_brites.mp3{/play}

No combate às chamas estiveram 118 operacionais e 36 veículos, de 12 corporações de bombeiros do distrito de Évora, com o apoio de um helicóptero de ataque inicial e de um avião bombardeiro. Para auxiliar os bombeiros, foi também acionada uma máquina de rasto da Câmara Municipal de Alandroal.

Populares