23.2 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Maio 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alandroal: Iniciou-se este sábado a IV Mostra do Peixe do Rio

A IV Mostra Gastronómica do Peixe do Rio no Alandroal foi inaugurada este sábado. Ao longo de 10 dias o município alandroalense aposta na promoção da tradição gastronómica do concelho ligada ao peixe do rio que, associada à inovação que as novas espécies que o Alqueva trouxe para a região, e à criatividade dos restaurantes locais, tem permitido projetar o Alandroal como um destino gastronómico de eleição. 

Para esta IV edição da Mostra Gastronómica do Peixe do Rio, o município apostou na instalação de um “Welcome Center” no centro da vila de Alandroal, na Praça da República, onde os visitantes poderão encontrar toda a informação sobre a Mostra e sobre os produtos regionais do concelho, e onde se irão realizar workshops de culinária, momentos de degustação de produtos e de animação associada à cultura local.  

Luis Mourão, Chef Executivo da cozinha do restaurante “Divinus”, do Convento do Espinheiro, é convidado nesta edição a trazer ao Alandroal a sua interpretação do peixe do rio. A merecer destaque está também a realização da tradicional “Caldeta para Todos”, que este ano se realiza junto à aldeia de Rosário, nas margens de Alqueva, e irá encerrar esta IV Mostra do Peixe do Rio do Concelho de Alandroal.

No primeiro dia do certame a Rádio Campanário acompanhou a cerimónia de inauguração, bem como a entrega do prémio ao vencedor do Concurso de Poesia Popular e a apresentação do livro “Alandroal: o Rio, o Peixe e as Gentes”, de António Carrapato.

A esta Estação Emissora o presidente do Município de Alandroal disse que a gastronomia é um dos aspectos mais importantes do concelho e os restaurantes são um dos principais fatores de dinamização económica, esperando que a Mostra venha contrariar as dificuldades.

Relativamente à presença da Mostra do Peixe do Rio na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), João Grilo frisou que o concelho foi muito bem recebido e que a presença no evento se traduz em visitantes diretos.

{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/Peixe%20Grilo.MP3{/saudioplayer}

O presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo também esteve presente na cerimónia de abertura do evento. Em entrevista, Ceia da Silva referiu que a gastronomia é o terceiro motivo de visita ao Alentejo a seguir ao descanso e à monumentalidade, e tudo o que se possa fazer para cativar pessoas para virem ao Alandroal e ficar alguns dias é positivo.

{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/Peixe%20Ceia.MP3{/saudioplayer}

Foi durante a apresentação da IV Mostra do Peixe do Rio que se procedeu à entrega dos Prémios do Concurso de Poesia Popular. Nelo do Fado, natural de Rio de Moinhos foi o vencedor desta edição.

À Rádio Campanário Nelo do Fado disse que sem poesia não sabe viver e sente-se feliz ao fazer as outras pessoas felizes, e ser vencedor num concelho de poetas, o deixa muito satisfeito. A finalizar deixou-nos os seus poemas.

{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/Peixe%20Poeta%20Nelo.MP3{/saudioplayer}

Foi na manhã de sábado que foi apresentado o livro “Alandroal: o Rio, o Peixe e as Gentes”, de António Carrapato. Fotojornalista do jornal “Público” o autor contou-nos que o teor do livro é um apanhado fotográfico sobre a Mostra Gastronómica, e que a ideia surgiu através de um trabalho anterior, em 1998. António Carrapato disse também que o encantamento é o segredo para uma boa fotografia.

{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/Peixe%20fotografo.MP3{/saudioplayer}

Depois, foi inaugurada a exposição “Juromenha: Património e Perspetivas que resulta dos Estudos de arquitetura de Manuel Aires Mateus e seus colaboradores.

A exposição que estará patente no Fórum Cultural Transfronteiriço de Alandroal até 28 de março, mostra os trabalhos realizados no Castelo de Juromenha, em que o mais importante neste momento, segundo o arquiteto Manuel Mateus, é reflectir sobre o lugar, uma vez que necessita de uma intervenção.

{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/Peixe%20arquiteto.MP3{/saudioplayer}

No final decorreu um almoço de convívio onde foram degustados os pratos feitos com peixe do rio, e onde estiveram presentes, todas as entidades envolvidas no certame, bem como a população.

As Pirâmides de S. Pedro foi um dos restaurantes aderentes. Em declarações à Rádio Campanário a gerente Adélia Moreira, que possui também o Central Alandroalense, disse que é muito importante para a economia este tipo de iniciativas, tendo já participado nas edições anteriores.

{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/Peixe%20restaurante.MP3{/saudioplayer}

A Mostra Gastronómica do Peixe do Rio de Alandroal decorre até 10 de março com iniciativas por todo o concelho.

Populares