10.9 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alandroal revive rotas do contrabando com “Rota Pica Chouriços” (c/som)

Numa parceria entre a Câmara Municipal de Alandroal e a Spira – Revitalização Patrimonial, decorre nos dias 30 e 31 de maio, o evento denominado “Rota Pica Chouriços” com o objectivo de revisitar os tempos da Guerra Civil de Espanha, da II Guerra Mundial e do regime ditatorial de Portugal. O tempo da Guarda Fiscal e dos contrabandistas, da luta pela vida, o tempo dos grandes riscos, inserem-se num conjunto de actividades a decorrer no concelho de Alandroal durante dois dias.

À Rádio Campanário a presidente da Câmara Alandroalense explica que com esta iniciativa pretende-se “manter vivas as memórias e a história da fronteira de Portugal e Espanha e relembrarmos o que foi a história entre a Guarda Fiscal e os contrabandistas na altura em que não estavam abertas as fronteiras.

Mariana Chilra refere que “o contrabando foi uma actividade que teve longa duração neste concelho e que se foi enraizando como forma de auxiliar a vida das pessoas”.      

“Era uma atividade lucrativa na altura e ajudava a compensar a pobreza de várias famílias”, refere a autarca.

{play}http://radiocampanario.com/sons/Rota%20Pica%20Chouricos24maio14.MP3{/play}

A Spira levou a cabo o levantamento histórico e patrimonial da antiga Guarda Fiscal, criando a original Rota Pica-Chouriços.

No dia 30 de maio realiza-se uma ação de sensibilização patrimonial sobre a temática da Rota junto das escolas, em Juromenha, com a presença de cerca de 200 crianças do 1º Ciclo

Serão realizados jogos pedagógicos associados à temática dos pica chouriços, picnic na natureza e a tradicional apanha da Espiga.

No dia 31 de maio, a Rota Pica Chouriços abre-se ao público exterior e ganha um cunho turístico. Os participantes acompanhados por antigos Guardas Fiscais e contrabandistas vão viver a estória da fronteira na primeira pessoa.

 

Pela hora de almoço, aguarda-os um picnic de gastronomia alentejana debaixo de um chaparro acompanhado da atuação de Saias Alentejanas.

Populares