16.5 C
Vila Viçosa
Sábado, Junho 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Aldeia do Neolítico Antigo em Montemor-o-Novo…Um verdadeiro salto na história com 7 mil anos!

Na Herdade do Freixo do Meio, em Foros de Vale de Figueira, no concelho de Montemor-o-Novo, há uma Aldeia do Neolítico Antigo.

Esta Aldeia nasceu em setembro do ano passado e é uma réplica de uma aldeia do neolítico.

Um salto na história com 7 mil anos que mostram como viveram os primeiros homens que habitaram o Alentejo.

Duas cabanas, artefactos, uma horta, um “frigorífico” pré-histórico para armazenar bolotas – a herdade alentejana, onde foram encontrados vestígios com sete mil anos, promete uma autêntica viagem no tempo.

A Sociedade Agricola do Freixo do Meio, Lda, estrutura o trabalho de economia social desenvolvido na Herdade do Freixo do Meio há várias gerações, pretende essencialmente integrar e regular os diferentes usos deste Bem-comum. O objetivo principal é de gerir de forma eficiente e coletiva o Montado do Freixo do Meio, por forma a compatibilizar a melhoria permanente da relação com os recursos e a obtenção da abundância de bens e de serviços. 

Inspirada na essência do Montado, a Sociedade Agricola do Freixo do Meio promove um espaço de cooperação, de inclusão, de desenvolvimento pessoal, de trabalho e de construção de comunidade. Procura a concretização de uma comunidade que integre harmoniosamente o ecossistema a que pertence, que seja autónoma, resiliente, pacifica e ecuménica, num assumido alinhamento com a visão do Quinto Império de Agostinho da Silva. 

Leia a notícia completa em Público

Populares