17 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Outubro 9, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“É muito importante celebrar o Dia da Poesia e celebrar a maior poetisa de sempre que é Florbela Espanca, para nós calipolenes” diz Inácio Esperança (c/som)

Celebra-se hoje, dia 21 de março, o Dia Mundial da Poesia e, para celebrar este dia, o Município de Vila Viçosa, em conjunto com o Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa e com o Grupo Amigos de Vila Viçosa, realizaram esta manhã, uma homenagem a Florbela Espanca, poetisa calipolense, junto ao seu busto, na Avenida Bento de Jesus Caraça.

A Rádio Campanário esteve presente e falou com Inácio Esperança, presidente da Autarquia de Vila Viçosa, que começou por referir a importância de sensibilizar a comunidade escolar para a poesia e também para Florbela Espanca: “É muito importante festejar o Dia da Poesia em Vila Viçosa, faz todo o sentido, vamos ter várias iniciativas hoje, não apenas esta, mas a inauguração de uma exposição e outras iniciativas junto dos nossos jovens e também da comunidade para celebrar o Dia da Poesia e celebrar a maior poetisa de sempre que é Florbela Espanca, para nós calipolenes”.

Questionado sobre se seria importante organizar mais iniciativas como esta de homenagear outras figuras importantes para Vila Viçosa, Inácio Esperança referiu que “estamos a fazer isso com Florbela Espanca, com Martim Afonso de Sousa, com D. Catarina de Bragança, com D. João IV, com Henrique Pousão, Espiga Pinto, hoje também lembrado, estamos a fazer com os grandes nomes de Vila Viçosa, para no fundo, dar a conhecer ao mundo os nossos nomes maiores e a nossa terra como é evidente”.

“Tudo isto está integrado na nossa estratégia de candidatura a Património Mundial, o nome destes grandes vultos, que são nomes de peso mundial e é importante que as pessoas percebam que são de Vila Viçosa e que temos uma terra muito interessante e, merecemos sem dúvida ser Património da Humanidade”, acrescentou.

Populares