O Programa Operacional Capital Humano que conta com um financiamento na ordem dos 884,8 milhões de euros, já deferiu 742 candidaturas a nível nacional das quais 86 candidaturas irão beneficiar os habitantes da região Alentejo no âmbito da certificação profissional.
O Programa OperacionalCapital Humano (POCH), inserido nos incentivos do Portugal 2020,foi criado com o objetivo de fomentar oinvestimento no sistema educativo e na formação em prol de uma melhoraria na qualidade e eficiência dos modelos de ensino assentando na promoção da convergência económica e social. Centra-se fundamentalmente em quatro eixos prioritários pautados pelo combate ao abandono escolar e pelo reforço da qualificação dos jovens para a empregabilidade através da certificação profissional.
De acordo com os dados divulgados referentes ao total das candidaturas aprovadas até 31 de Dezembro de 2015, o POCH viabilizou projetos de 684 entidades, abrangendo 195 mil pessoas, sendo que no Alentejo foram apoiados os planos de acção de cerca de 86 entidades que prevêem englobar mais de 9 mil habitantes.
A grande aposta das instituições públicas e privadas do Alentejo concentrou-se sobretudo nos Cursos Profissionais que se destinam a formar 4654 alunos na totalidade. Seguindo-se os Cursos de Aprendizagem com capacidade para receber 1757 discentes.Os Cursos de Ensino Artistíco Especializado tencionam certificar profissionalmente 1474 pessoas.
Por sua vez, os 5 projetos que serão desenvolvidos no âmbito dos Cursos de Educação e Formação de Adultos integram 851 séniores.Por outro lado,os Cursos de Educação e Formação em que foram aprovadas 16 propostas provenientes, essencialmente, do Alentejo Litoral e do Alentejo Central irão envolver 233 formandos.
As candidaturas aprovadas contam , na sua maioria , com uma comparticipação de 85% dos fundos comunitários assim sendo o financiamento total aprovado, até ao momento, pelo POCH é de 884.780.960 euros, dos quais 751.718.724 euros serão custeados pelo Fundo Social Europeu (FSE).