21.5 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alentejo penalizado – seca afectava 93,7% do território de Portugal no final de Dezembro!

Parte do território em seca severa diminuiu, mas também recuou a parte em seca fraca, com a zona do país em seca moderada a crescer. No final do mês, quase 94% do território continental estava sob alguma forma de seca – quase mais 2 pontos percentuais do que acontecia no fim de Novembro.

Apesar da chuva que caiu em alguns dias de Dezembro, ela não foi suficiente para retirar grande parte do território do continente da situação de seca meteorológica. Aliás, a percentagem de Portugal que se encontrava sob alguma forma de seca no final do ano, até era superior à do final de Novembro – subindo de quase 92% para 93,7% -, com a única boa notícia nesta matéria a ser a diminuição do território que se encontrava em seca severa (desceu de 12,6% para 8,7%).

Os dados constam do boletim climatológico de Dezembro do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), onde são também analisados os extremos de temperatura máxima alcançados na noite da passagem de ano, e que a instituição já tinha antecipado, parcialmente, esta semana. Agora, o documento completo não permite afastar a preocupação sobre os níveis de precipitação que têm atingido o país.

Conforme já noticiado pela RC, segundo o boletim, o mês de novembro foi o quarto mais frio deste século ao registar um valor médio da temperatura do ar de 11.17 graus centígrados, tendo o novembro com temperatura mais baixas ocorrido em 2008 (9.95 °C).

O IPMA precisa que valores de temperatura média do ar inferiores aos registados no passado mês de novembro ocorreram em 20% dos anos desde 1931.

O documento frisa também que o valor médio de temperatura mínima “foi muito inferior ao valor normal”, sendo o 11º mais baixo desde 1931 e o 4º mais baixo desde 2000.

“Durante o mês verificou-se alguma variabilidade dos valores de temperatura média do ar. No entanto destacam-se os valores diários de temperatura mínima diária do ar quase sempre inferiores ao valor médio mensal. De realçar também a descida da temperatura (máxima, média e mínima) a partir de dia 22, salientando-se o dia 28 com os maiores desvios em relação à normal mensal”, acrescenta aquele organismo.

C/ Público e Agroportal

 

O IPMA dá igualmente conta que novembro de 2021 foi o terceiro mais seco dos últimos 90 anos, ficando só atrás de 1981 e 1958 em relação a mínimos de precipitação.

“O valor médio da quantidade de precipitação em novembro, 18.9 milímetros, foi muito inferior ao valor normal 1971- 2000, correspondendo a 17 %. Durante o mês apenas verificou-se precipitação significativa nos dias 01 a 03 e 20 a 21”, indica o relatório, realçando que, neste último período, registou-se na região do Algarve ocorrência de aguaceiros localmente fortes, acompanhados de trovoada, queda de granizo e o vento forte.

O mesmo documento revela ainda que no final de novembro verificou-se “um aumento significativo da área em seca meteorológica em todo o território”, destacando-se o aumento da intensidade da seca na região Sul, com alguns locais dos distritos de Setúbal, Beja e Faro “na classe de seca severa”.

Segundo o relatório, mais de metade do país (61,6%) está seca fraca, 17,7% em seca moderada e 12.6% em seca severa.

Populares