16.7 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Abril 17, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alentejo teve a maior redução populacional do país em 2017

Em 2017, o Alentejo foi a região do país onde a população residente diminuiu mais, revelam os dados no Anuário Estatístico Regional do Instituto Nacional de Estatística (INE), publicados esta quinta-feira (20 de dezembro).

Segundo o estudo, entre 2016 e 2017, a Área Metropolitana de Lisboa foi a única região NUTS II onde a população aumentou (0,44%), enquanto, por outro lado, as regiões com maior decréscimo populacional foi o Alentejo diminuiu 0,86%, seguindo-se a Região Autónoma dos Açores que reduziu em 0,58% e o Centro em 0,56%.

De acordo com o mesmo documento, do decréscimo populacional registado no Alentejo 68% diz respeito à componente natural, enquanto o restante representa movimentação migratória da população.

Para além do Alentejo, entre as regiões que mais reduziram a taxa populacional a componente natural teve particular importância na variação negativa do efetivo populacional nas regiões do Centro (-0,54%), enquanto a Região Autónoma dos Açores apresentou a redução por via da componente migratória mais elevada do país (-0,57%).

Populares