4.3 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alentejo: Vasco da Gama, a imagem do litoral Alentejano (c/som)

Estão a ser desenvolvidos 7 planos operacionais estratégicos para o Alentejo, que serão apresentados em Outubro, pela Região de Turismo do Alentejo, a fim de “estruturar produto turístico durante 7 anos”, revelou Ceia da Silva, presidente da ERTAR, em declarações à Rádio Campanário.

Um desses planos prende-se precisamente com o produto turístico Sol e Mar (POE Sol e Mar), que concerne um conjunto diverso de práticas, nomeadamente “ (…) as acessibilidades, os acessos, os apoios de praia, o lixo, segurança (…) um conjunto de matérias diversas que vai ter uma revolução no produto Sol e Mar no Alentejo Litoral”.

Um dos componentes que integra este enorme plano estratégico de revigoração do Litoral Alentejo, é a escolha do mítico navegador Vasco da Gama, alentejano de nascença, como fiel representante das praias alentejanas.

A escolha advém de um estudo, realizado através da técnica de Benchmarketing, com o sul de França e com a Croácia, devido as semelhanças com o nosso país. Como referiu Ceia da Silva á nossa rádio, “a roda está inventada e nós temos que aproveitar as boas ideias”, os investigadores decidiram, então, utilizar uma ideia muito semelhante àquela que está implementada na Croácia, que tem utilizado a figura de Marco Polo para divulgação turística do litoral.

“Nós temos uma figura única com grande expressão a nível internacional que é Vasco da Gama, que é Alentejano, (…) pareceu-nos lógico”. De acordo com as palavras de Ceia da Silva, o projeto foi pensado para um turista que hoje já não se interessa pelo “monoproduto”, isto é, um turista que vai um mês para a praia, mas sim para um turista que quer associar o produto Sol e Mar à Natureza, á Cultura ou à Aventura.

A figura de Vasco da Gama surge então como imperiosa na divulgação internacional do litoral alentejano, numa altura em que o importante é “ (…) dar uma tónica de excelência a toda aquela região”.

Populares