23.2 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 14, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Aljustrel mostra Parque Mineiro às novas gerações para preservar identidade do território

A Câmara Municipal de Aljustrel inaugurou recentemente o Parque Mineiro com o objetivo de mostrar a identidade e vivências do território.

Este Parque, o maior investimento municipal alguma vez feito na área do turismo no concelho, está a ser um verdadeiro sucesso e em apenas dois meses recebeu mais de dois mil visitantes.

Considerado um produto turístico diferenciado e estruturado, que assenta os seus pilares no património industrial e na paisagem e identidade mineira, a Câmara Municipal de Aljustrel continua a apostar na promoção e divulgação do concelho, e irá agora levar mais de 900 crianças e jovens do concelho a conhecer o espaço.

São visitas específicas feitas pelos alunos que frequentam os 1.º, 2.º e 3.º ciclos e o ensino secundário do concelho, totalizando mais de 900 crianças e jovens.

O objetivo é mostrar às novas gerações a identidade, o património e as vivências do território que habitam. Uma ação que pretende, por isso, fomentar o gosto pelas raízes e, ao mesmo tempo, proporcionar um encontro educativo com a história, com a cultura, com a investigação, com a geologia e com a ciência.

As visitas vão acontecer até ao final do mês de abril e os alunos, equipados a rigor, vão poder visitar o Centro de Receção e Interpretação do Parque Mineiro de Aljustrel (CRIPMA), a Central de Compressores, os Passadiços do Chapéu de Ferro e a Galeria Mineira do Piso 30.

O Parque Mineiro de Aljustrel está ainda a receber visitas de alunos provenientes de outras escolas da região, do país e do mundo.

Recorde-se que a prioridade do executivo municipal tem sido, nestes primeiros tempos, dar a conhecer esta nova infraestrutura à comunidade local e estas visitas encontram-se enquadradas no âmbito da estratégia de divulgação que foi previamente definida.

Populares