12.6 C
Vila Viçosa
Domingo, Fevereiro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alma Alentejana: Os Garridos ecoam a tradição no “Estrelas de Sábado”

Os Garridos, um grupo de cante alentejano de São Tiago Rio de Moinhos (Borba), destacam-se no panorama cultural, e marcam presença na final do concurso “Estrelas de Sábado” da RTP1, com a grande final já marcada para Março. Em conversa com a Rádio Campanário, Francisco Rijo, porta-voz do grupo, partilha a trajetória e aspirações deste grupo que leva o coração do Alentejo ao palco nacional.

Inscritos por uma admiradora da sua arte, os Garridos não esperavam a surpresa que os colocou neste palco de visibilidade. “Ficamos boquiabertos”, confessa Rijo, sobre o momento em que souberam da sua participação no concurso.

 A viagem até à final foi marcada por atuações que conquistaram público e júri, nomeadamente com a “Moda dos Mineiros”, uma homenagem aos trabalhadores dos mármores e pedreiras, revelando a profunda ligação do grupo à terra e suas gentes.

Composta por 16 a 17 membros, a formação varia de acordo com os compromissos de cada um, mas mantém-se unida pelo amor ao cante alentejano.

O grupo, que conta com solistas e músicos da região, entre os quais alguns de Vila Viçosa e um de Estremoz, prepara-se agora para a final com uma responsabilidade acrescida: superar as expectativas e honrar a sua origem e história.

Francisco Rijo apela ao apoio do público para a grande final, destacando a importância da votação nacional.

A união e o apoio dos admiradores serão cruciais para o sucesso dos Garridos neste desafio. A dedicação e o talento deste grupo refletem o espírito do Alentejo, prometendo uma atuação memorável que visa não só ganhar o concurso, mas também celebrar a rica tradição cultural Alentejana.

Populares