9.8 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Almofadas do Coração”: Hospital de Évora “mima” doentes com cancro de mama no Alentejo

Há gestos que podem fazer a diferença na vida das pessoas, especialmente na vida daquelas que enfrentam uma dura luta, como é o caso de uma doença oncológica.

Nestas circunstâncias , todos os “mimos” são preciados e têm um significado basante importante no dia a dia.

Neste contexto, o Serviço de Oncologia do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE EPE) promoveu recentemente a entrega de “Almofadas do Coração”, produzidas pelas Utentes da Santa Casa da Misericórdia de Mora, que se destinam às doentes com cancro de mama da região do Alentejo.

Esta ação decorre da parceria entre o Serviço e o Santa Casa da Misericórdia de Mora, no âmbito do projeto “Corações Solidários”, destinado a promover a inclusão social e a combater a solidão na população.

A entrega contou com a presença da equipa de enfermagem de Oncologia e, ainda, das Enfermeiras Gestoras Joaquina Rosado, da ULSNA (Elvas), Guilhermina Aleixo, da ULSNA (Portalegre) e a Drª Mariana Inácio, em representação da Enfermeira Gestora, Lurdes Baptista, da ULSBA.

“Cada almofada é muito mais do que um simples objeto, é um testemunho tangível da generosidade e carinho que estas senhoras colocam no desafio que lhes foi proposto. Representam, a conexão humana e o cuidado que transcende até as barreiras da medicina” assim define este gesto, Carmelinda Talhinhas, Enfermeira Gestora do Serviço de Oncologia.

O Projeto “Almofadas do Coração” é, sem dúvida, especial e continua a destacar-se por promover não apenas conforto físico, mas também conforto emocional dos que enfrentam desafios de saúde”.

Ao mesmo tempo que aconchega as doentes, este projeto é uma ocupação valiosa para as idosas, permite fortalecer os laços comunitários e promover o bem-estar emocional das participantes, e reduzir o desconforto físico das doentes oncológicas submetidas a mastectomia, no período pós-operatório.

As “Almofadas do Coração” são produzidas de tecido 100% algodão e preenchidas com um material especialmente selecionado que permite diminuir a tensão dos ombros, reduzir o inchaço linfático e a dor no período pós-cirurgia. Este projeto chegou a Portugal pela mão de uma doente oncológica mastectomizada que, após descobrir almofadas em forma de coração nos Estados Unidos, se dedicou a produzir e a ensinar a produzir estas almofadas, nomeadamente, a pessoas ligadas a instituições de caridade e inclusão social.

O Serviço de Oncologia aderiu a esta iniciativa, em 2017, e, até ao início deste ano foram entregues cerca de 500 almofadas. O projeto foi premiado com o 1º lugar nas jornadas da Associação Portuguesa de Enfermagem Oncológica (AEOP) em 2022, no “espaço Ideias Inovadoras”.

Fonte/Fotos: Hospital de Évora

Populares