8.1 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alqueva:“Esta programa ajuda os agricultores a melhorar na sustentabilidade e pode evoluir para uma certificação” diz Pres. da EDIA(c/som e fotos)

O Programa Alqueva Sustentável , iniciativa promovida pela EDIA e desenvolvida pela Consulai, foi esta tarde apresentado no Auditório da EDIA, na presença da Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes.

Trata-se de um programa direcionado aos agricultores da região do Alqueva, de cariz voluntário e pretende-se que seja um instrumento para a promoção da sustentabilidade do setor primário da região.

 

O Programa Alqueva Sustentável pretende ser uma porta de entrada para responder aos desafios que se colocam aos agricultores da região no caminho para a sustentabilidade das suas explorações agrícolas.

Com este Programa poderão ser incluídos na gestão das suas explorações indicadores de gestão alicerçados na sustentabilidade, encontrar as melhores práticas a adotar e realizar uma análise holística da prestação da exploração na região do Alqueva.

A Rádio campanário falou com José Pedro Salema, Presidente da EDIA sobre este Programa, quais os seus objetivos e as expetativas do seu impato junto dos Agricultores.

José Pedro Salema começou por nos referir “este programa é o resultado de um trabalhos de longos anos na área da sustentabilidade e que resulta num instrumento de auto-diagnóstico e comparação das práticas de cada um com o universo de explorações da Região.”

Este programa, tal como nos refere “não é uma obrigação, é uma ferramenta de uso voluntário mas que acreditamos ser importante para que cada um perceba quais as áreas em que tem que trabalhar mais e melhor com vista à sustentabilidade das suas operações e da região como um todo.”

José Pedro Salema sublinha ainda que “a adesão dos Agricultores ao programa tem sido muito boa , no evento contámos com mais de 100 pessoas inscritas o que é um sinal de que as pessoas estão à procura de ferramentas que os ajudem a fazer mais e melhor.”

O Responsável pela EDIA, gestora de Alqueva diz ainda que “existe um peso muito grande das obrigações burocráticas sobre a atividade agrícola e esta ferramenta não é de todo isso” explicando tratar-se de um inquérito rápido de preencher, onde é feito um diagnóstico, para depois se elaborar um relatório de comparação entre as minhas práticas e as dos outros.”

O objetivo, explica José Pedro Salema “é que este programa evolua para uma certificação de produção sustentável.”

O Programa assenta em dois eixos principais. Por um lado, a autoavaliação através de critérios de sustentabilidade ambiental, social e económica. Por outro lado, a criação de indicadores de desempenho de sustentabilidade e, simultaneamente, indicar as áreas do negócio que necessitem melhoria, assim como as boas práticas correspondentes.

Ao integrarem o Programa Alqueva Sustentável pretende-se que, de uma forma fácil e intuitiva, os produtores possam obter indicadores de sustentabilidade da sua exploração e melhorar a sua prestação global.

Fotos: EDIA /Ministério da Agricultura 

 

 

Populares