30.4 C
Vila Viçosa
Domingo, Setembro 15, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Amendoal Alentejano supera a produção de Trás-os-Montes com área 18 mil hectares

Foto: Agricultura e Mar Actual

Uma viagem de carro pela planície Alentejana, nas imediações da barragem do Alqueva, é o suficiente para se aperceber da mudança visual que a região tem vindo a sofrer nos últimos anos. A produção intensiva do amendoal tem vindo a garrar terreno no vasto Alentejo, podendo até vir a superar a produção de Trás-os-Montes nos próximos anos, segundo indicam os especialistas.

Segundo divulga o Centro Nacional de Competências de Frutos Secos (CNCFS) à revista Semmais, as suas previsões de produção de amêndoa em Portugal apontam para as 43.183,80 toneladas em 2023, quase uma duplicação da produção prevista para 2020, que aponta 28.004.70 toneladas.

Albino Bento, responsável pelo CNCFS, divulga que o “Alentejo já terá produzido este ano mais amêndoa que Trás-os-Montes”, sendo que a área atual ocupada por amêndoais ronda os 18 mil hectares, dos quais apenas 10 mil estão em plena produção, avança a revista Semmais.

A análise dos dados da CNCFS constatam um aumento de 27% da área de produção de amêndoa. entre 2009 e 2017 na região do Alentejo.

Este acréscimo de amendoais é uma preocupação para algumas entidades preocupadas com a exploração excessiva de recursos hídricos da região

Populares