17 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Setembro 9, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Arcebispo de Évora diz que em caso de abusos sexuais, será “o primeiro a ir à polícia”

D. Francisco Senra Coelho, Arcebispo de Évora, garante que em questões de abusos sexuais, será “o primeiro a ir à polícia”, segundo entrevista ao Observador.

O Arcebispo de Évora falava à publicação sobre o retiro dos bispos portugueses com o cardeal Seán O’Malley, que decorreu na semana passada em Fátima, onde os abusos sexuais foram abordados, duas semanas depois da cimeira inédita no Vaticano, onde quase duas centenas de líderes da Igreja de todo o mundo se reuniram para discutir o problema dos abusos sexuais, mas sobretudo porque o pregador convidado foi o cardeal norte-americano Seán O’Malley, arcebispo de Boston e presidente da Comissão Pontifícia para a Proteção dos Menores.

A presença do cardeal norte-americano foi fundamental para os bispos portugueses conhecerem, na primeira pessoa, a história do homem que assumiu a diocese de Boston em 2003, após o escândalo dos abusos divulgados pelo Boston Globe, e que se tornou na principal figura do Vaticano para o combate aos abusos sexuais na Igreja.

D. Francisco Senra Coelho declarou ao Observador que nunca se viu confrontado na sua arquidiocese (nomeado no verão passado) com situações de abuso sexual, mas, se tal vier a acontecer, será “o primeiro a ir à polícia”. “Perante uma criança, uma pessoa normal só tem um instinto: defendê-la”, sublinha.

O Arcebispo de Évora destaca ainda a importância do trabalho dos meios de comunicação na exposição dos casos de abuso sexual que nunca vieram a público e na denúncia dos atos de encobrimento da Igreja.

Populares