21.5 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Associação da Fileira da Carne do Alentejo foi apresentada em Sousel com a presença do Secretário Estado Nuno Vieira de Brito (c/som e fotos)

O Auditório Municipal de Sousel foi o local escolhido para a apresentação pública da Associação da Fileira da Carne do Alentejo (FICA), na manhã de quarta-feira, 9 de julho, com a presença do Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira de Brito.

A FICA que se encontra em fase inicial tem como objetivo primordial a criação de uma marca e um selo de certificação para a carne de animais abatidos no Matadouro Regional do Alto Alentejo.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Sousel, em declarações à Rádio Campanário, “por vezes não valorizamos o que é nosso, não valorizamos os produtos fantásticos que temos e olhando para a fileira da carne, na importância que o Alentejo tem, na capacidade de produção de animais, temos aqui uma ampla oportunidade de crescimento com a proximidade que temos a grandes mercados consumidores”.

Armando Varela diz ainda que a apresentação deste projeto da Associação da Fileira da Carne do Alentejo “tem um objetivo integrador de toda a fileira, Sousel tem uma ampla tradição nesta matéria onde está instalado o Matadouro do Alto Alentejo”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/Sousel%20Pres%20CM%20Sousel9julho14.MP3{/play}

José Serralheiro, presidente da Associação da Fileira da Carne do Alentejo (FICA), diz que a associação surgiu em parceria com o presidente da Câmara Municipal de Sousel, com o intuito de dinamizar todo o setor, estando o seu funcionamento no início, “fizemos o estudo prévio e agora é que vamos iniciar as nossas atividades, começando por efetuar o cadastro de todos os produtores que estão interessados na associação, estamos a dar os primeiros passos”.

“A FICA é constituída por produtores, pelo Matadouro Regional do Alto Alentejo e por indústrias da transformação”, avança José Serralheiro, “vamos ver se conseguimos ter sucesso, o projeto está bem pensado bem estruturado, vamos ver se conseguimos dar mais valor aos nossos produtos e fundamentalmente fixar emprego”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/Sousel%20Pres%20FICA9julho14.MP3{/play}

À Rádio Campanário o Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira de Brito, explica que o “Programa Portugal Sou Eu” é um programa do Ministério da Economia e Emprego e pretende “valorizar os produtos nacionais dando enfoque relevante ao que é o produto e a noção de portugalidade do consumidor”.

No que diz respeito à exportação o Secretário de Estado refere que “temos aberto cada vez mais mercados, é importante para Portugal encontrar oportunidades para as empresas exportarem”, salientando, “nestes primeiros quatro meses do ano aumentámos a exportação do agroalimentar 5,6% o que significa que os valores constantes dos últimos três anos têm sido intensos”.

Questionado, Nuno Vieira de Brito refere que “a exportação da carne é muito baixa, temos valores relativamente baixos, insuficientes, temos que fazer um esforço para produzir mais”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/Sousel%20Sec%20Estado9julho14.MP3{/play}

 

      

Populares