10.4 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Fevereiro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Baixo Alentejo com três novas Unidades de Cuidados na Comunidade

As populações de Aljustrel, Castro Verde e Moura têm agora uma nova resposta na área da saúde.

Estão em funcionamento, desde o dia 1 de fevereiro, mais três Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC). As novas respostas estão situadas em Aljustrel, Castro Verde e Moura, e estas novas três respostas juntam-se às já existentes, passando a ser 8 as UCC em funcionamento da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, nomeadamente em Aljustrel, Almodôvar, Beja, Castro Verde, Ferreira do Alentejo, Moura, Ourique e Serpa. 

Trata-se de unidades funcionais integradas nos Cuidados de Saúde Primários. Nestas Unidades existe a prestação de cuidados de saúde e apoio psicológico e social no contexto comunitário e domiciliário junto das pessoas, famílias e grupos mais vulneráveis, em situação de maior risco ou dependência.

A oferta agora existente complementa-se com a atividade assistencial das Unidades de Saúde Familiares e Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados.

Estas Unidades apresentam ainda uma resposta ao nível da educação para a saúde, na integração em redes de apoio à família e na implementação de unidades móveis de intervenção.

De acordo com a ULSBA, estas três Unidades vão representar um acréscimo de mais 46 camas às 90 atualmente contratualizadas com a esta Unidade Local de Saúde- 20 em Moura, 14 em Aljustrel e 12 em Castro Verde.

Este reforço entrará em vigor até final do 1º trmestre.

Foto: ULSBA

Populares