19.3 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Fevereiro 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alentejo entre as regiões mais afetadas! Poeiras de África regressam esta terça e quarta-feira!

Poeiras vindas do Norte de África estão de regresso a Portugal e vão afetar a qualidade do ar já estar terça e quarta-feira.

O alerta é dado pela Direção geral de Saúde(DGS) , através de uma nota divulgada na sua página oficial.

De acordo com a DGS, prevê-se, para dia 6 e 7 de fevereiro, a ocorrência de uma situação de fraca qualidade do ar no Continente, registando-se um aumento das concentrações de partículas inaláveis de origem natural no ar afetando, nomeadamente, as Regiões do Alentejo e Algarve e o interior da Região Centro.

Este poluente (partículas inaláveis – PM10) tem efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível, crianças e idosos, cujos cuidados de saúde devem ser redobrados durante a ocorrência destas situações.

Assim, a Direção-Geral da Saúde (DGS) deixa algumas recomendações:

– a população em geral deve evitar os esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e evitar a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.

– as crianças, idosos, doentes com problemas respiratórios crónicos, designadamente asma e doentes do foro cardiovascular, pela sua maior vulnerabilidade devem, sempre que viável, permanecer no interior dos edifícios e, preferencialmente, com as janelas fechadas;

– os doentes crónicos devem manter os tratamentos médicos em curso.

Populares