Apenas o Baixo alentejo e o Algarve escapam à invasão desta espécie exótica, predadora de abelhas, que invadiu o Norte e o Centro do País e já chegou ao distrito de Lisboa.
Nos últimos seis anos foram destruídos 66.028 ninhos.
De acordo com a notícia avançada pela revista Sábado, o combate à invasão das vespas asiáticas está longe de terminar e parece ser uma luta inglória.
Esta espécie foi detetada pela primeira vez em Portugal em 2011, e as primeiras vespas asiáticas foram detetadas em Viana do Castelo. Estes insetos que se alimentam das abelhas e afetam a agricultura invadiram todo o Norte e Centro do País.
A invasão para o interior tem sido mais lenta e tem ocorrido sobretudo junto do rio Tejo e Douro. “Atualmente, apenas o Baixo Alentejo e o Algarve ainda não foram atingidos.” E não há expectativa para travar o flagelo. “Estudos efetuados por diversas entidades europeias ligadas ao controlo de espécies invasoras apontam para a expansão em muitos países europeus, sendo que os modelos previsionais indicam que em Portugal possa vir a colonizar todo o território continental”, assume o ICNF em declarações à Sábado.
Fonte: Sábado