13.7 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Junho 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Baixo Alentejo: Novo empreendimento turístico abre portas durante a Feira da Caça de Mértola!

A Herdade Foz da Represa (HFR), o novo empreendimento turístico do Baixo Alentejo com inauguração prevista para 2023, vai estar de portões abertos ao público durante a Feira da Caça de Mértola, que decorre de 21 a 23 de Outubro.

 

Localizada em Mértola, a HFR oferece a possibilidade de conhecer um mel único, precioso e exclusivo, em Portugal. Trata-se de um mel orgânico multifloral, com ouro comestível de 24 quilates. Este mel resulta de uma parceria da HFR com a By Quintal, produtor nacional de mel e produtos derivados de elevada qualidade. 

Este mel exclusivo com ouro comestível é um produto gourmet distinto. Biológico, oriundo de vegetação autóctone do centro geodésico do país (Vila de Rei), é fabricado pelas abelhas numa zona de Conheiras. As Conheiras são vestígios da presença mineira romana. Os conhos (seixos) resultam da procura de ouro pelos romanos nesta zona. Uma ideia que inspirou a criação deste mel.   

Trata-se de um mel único com múltiplas aplicações gastronómicas, permitindo desenvolver apresentações, sabores e texturas diferenciadas em muitas Food & Beverage.

Estarão em exposição outros méis, uma vez que a HFR irá dispor de um espaço de apicultura. Além de mel, a Herdade vai ter produção própria de alimentos destinados à confeção e consumo na Herdade. O conceito farm to table presente na Herdade vai de encontro ao posicionamento sustentável do novo complexo turístico.

Durante os dias 21 a 23 de Outubro, será igualmente possível passear nos jardins da Herdade e provar uma seleção da casa constituída por vinhos nacionais, alguns da região, espumantes e o champanhe francês Veuve Clicquot.

A HFR abre os portões dos jardins ao público, entre os dias 21 e 23 de Outubro. E convida a passeios com História. A Herdade Foz da Represa nasce num solar do séc. XIX, projetado pelo arquiteto Amílcar Pinto e que nos anos 20 (1929) mereceu destaque na Revista Arquitectura Portuguesa.    

A HFR mantém elementos da traça regional do solar: o desenho das janelas e das chaminés, os pequenos óculos decorativos, o remate dos beirados. A lareira ampla com orifício de saída de fumo e a casa do forno são marcas típicas das antigas habitações alentejanas.

Durante décadas, as labirínticas salas da cave onde é hoje a Adega, recebiam, com regularidade, reuniões maçónicas.
A HFR foi uma das Herdades alentejanas ocupadas no 25 de Abril
.

Entre outras histórias e recantos mágicos que será possível conhecer um pouco melhor nos próximos dias 21 a 23 de Outubro.   

Populares