17 C
Vila Viçosa
Domingo, Maio 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Batalha de Montes Claros”, um acontecimento determinante para a restauração de Portugal como nação independente (c/som e fotos)

Comemoram-se este ano os 349 Anos da Batalha de Montes Claros.

O Exército Português em colaboração com a Câmara Municipal de Borba e o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Borba, promoveram esta quinta-feira, 5 de junho, um Seminário com a intervenção do Tenente Coronel Nuno Lemos Pires, que decorreu na Sala de Despacho da Santa Casa da Misericórdia de Borba, no dia em que foi lançada a primeira pedra do Centro Interpretativo da Batalha de Montes Claros.

A Rádio Campanário esteve presente registando a comemoração da efeméride de um acontecimento determinante para a restauração de Portugal como nação independente que conseguiu libertar-se de um domínio politico de 60 anos impondo ao mundo de então a sua vontade e determinação.

A esta estação Emissora o Tenente Coronel Nuno Pires refere, “foi muito importante para este país, podíamos dizer que não existia país se não houvesse Montes Claros, aqui garantimos a defesa, a língua, o império, a unidade de um povo, foi um momento muito difícil mas um momento conseguido”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/Mt%20claros%20coronel6junho14.MP3{/play}

O presidente da Câmara Municipal de Borba, António Anselmo explica que o projeto do Centro Interpretativo da Batalha de Montes Claros já vem do anterior executivo, “um projeto muito importante para a cidade de Borba”, acrescentando “vamos tentar colocar o centro o mais perto possível da Batalha de Montes Claros”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/Mt%20Claros%20antonio%20anselmo6junho14.MP3{/play}

Para o arquiteto que elaborou o projeto, João Mareco, trata-se de “um projeto motivador”, acrescentando, “é essencial que a linguagem seja abrangente, quer em termos de conteúdos e de acessibilidades”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/Mt%20Claros%20arquiteto6junho14.MP3{/play}

A cerimónia comemorativa dos 349 anos da Batalha de Montes Claros, teve inicio pelas 15 horas e contemplou com romagem ao Padrão da Batalha de Montes Claros, onde se realizou uma Parada Militar, deposição de flores, homenagem aos mortos, demonstração da Batalha e inauguração da maquete sobre a Batalha de Montes Claros.

Populares