30.4 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Junho 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Beja está a desenvolver um plano para integrar a comunidade cigana!

O distrito de Beja está a dar passos significativos em direção à inclusão e integração das comunidades ciganas, ao anunciar o desenvolvimento de um plano de trabalho alinhado com a segunda Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas (ENICC). A iniciativa foi revelada hoje pela Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL).

Num comunicado a CIMBAL informou que a primeira reunião de trabalho teve lugar na terça-feira passada, com o objetivo inicial de “identificar uma metodologia de trabalho”. Esta metodologia, de acordo com a CIMBAL, tem como intuito criar um plano de intervenção integrado e multidisciplinar que incida sobre o território do Baixo Alentejo, visando a efetiva integração das comunidades ciganas.

O comunicado também destacou que foram identificados durante a reunião alguns instrumentos legais e financeiros que viabilizam a execução deste plano. A coordenação deste processo ficará sob a responsabilidade da Secretaria de Estado da Igualdade e Migrações. O plano de trabalho será implementado em conjunto com um leque abrangente de parceiros, todos orientados para a concretização deste objetivo.

A ENICC, enquanto estratégia nacional, proporciona um enquadramento crucial para a promoção da integração das comunidades ciganas em Portugal. Este novo passo por parte do distrito de Beja demonstra um compromisso renovado com a inclusão social e a igualdade, e espera-se que os resultados do plano de trabalho contribuam para a criação de um ambiente mais harmonioso e integrado para todas as comunidades, independentemente das suas origens.

 

 

Fonte: Lusa

Populares