A 16.ª edição da Bienal Internacional de Marionetas de Évora (BIME), que se realiza entre os dias 06 e 11 de junho, vai contar com mais de 70 espetáculos, dinamizados por 29 companhias de 10 países.
Segundo a Tribuna Alentejo, este evento, dinamizado pelo Centro Dramático de Évora (Cendrev), em colaboração com a Câmara Municipal e o Ministério da Cultura, vai ter 72 espetáculos, que vão decorrer em 15 espaços da cidade de Évora.
O diretor do Cendrev, José Russo, em declarações à Agência Lusa, mostrou-se feliz com a iniciativa, uma vez que o público vai ter a oportunidade de “voltar a reencontrar a bienal na sua verdadeira dimensão na rua”, depois de, em 2021, esta ter sido realizada apenas na internet, devido ao à pandemia de Covid-19.
“É a bienal como sempre foi. Ou seja, um momento de animação da nossa cidade, dos largos, das ruas, das praças, dos jardins, do teatro e de outros lugares”, afirmou José Russo, quando a programação da BIME foi apresentada, acrescentando que mais de metade dos espetáculos vai ser nas ruas e nos largos de Évora, tendo acesso gratuito, e que os espetáculos pagos vão decorrer em salas como o Teatro Garcia de Resende, os palácios D. Manuel e do Vimioso ou o museu.
A edição deste ano vai também passar pelo Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, onde vão ser feitos espetáculos e uma exposição dedicada às marionetas, avançou ainda o responsável.
Numa das salas do Palácio D. Manuel, vão acontecer espetáculos diariamente e as atuações dos Bonecos de Santo Aleixo, os anfitriões do evento.
As atuações ao ar livre vão passar por locais como a Praça do Giraldo, a Praça Joaquim António de Aguiar, o Largo da Misericórdia e a Porta de Moura, entre outros.
Integrado também no programa está um Seminário Internacional de Marionetas, que vai ser realizado em colaboração com o Centro de História de Arte e Investigação Artística (CHAIA) da Universidade de Évora.
A edição deste ano da BIME vai sair da cidade de Évora para promover espetáculos também em Arraiolos e Reguengos de Monsaraz.
As 29 companhias que vão integrar a BIME são de Portugal, Espanha, Brasil, Grécia, Dinamarca, Itália, França, Bélgica, Inglaterra e Cabo Verde.
As companhias portuguesas a participar na iniciativa são Bonecos de Santo Aleixo, Do Imaginário, Red Cloud, Era Uma Vez, Trulé – Investigação de Formas Animadas, Teatro de Ferro – Marionetas do Porto, Partículas Elementares e Pedexumbo.
José Russo revelou também que este evento tem financiamento da Direção-Geral das Artes (DGArtes) e da Câmara Municipal de Évora, na sequência de uma candidatura efetuada ao concurso de apoio à programação da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP).
Embora a primeira edição da BIME tenha acontecido no ano de 1987, o Centro Dramático de Évora deu início ao processo de criação do evento em 1980.
O Cendrev é proprietário dos Bonecos de Santo Aleixo, as marionetas tradicionais de varão do Alentejo.
Fonte: Tribuna Alentejo, Agência Lusa