12.3 C
Vila Viçosa
Domingo, Dezembro 8, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Bombeiros de Sousel homenageiam 1º Sócio e Presidente da Corporação!(c/fotos)

Os Bombeiros Voluntários de Sousel, no passado dia 4 de junho, homenagearam o seu sócio nº 1 e também o primeiro presidente desta Associação Humanitária.

Em comunicado enviado à nossa redação, os Bombeiros de Sousel dão conta que “há quarenta e dois anos atrás, o então Presidente da Câmara Municipal de Sousel, o então vereador Felizardo Rijo, alguns funcionários da Câmara Municipal e outras pessoas de boa vontade criaram a Associação dos Bombeiros Voluntários de Sousel em 4 de Junho de 1980. Uns eram naturais de Sousel, outros não. Isso nunca foi importante. Recordo com enorme saudade o primeiro Comandante, Fernando Pinto dos Santos, e o Comandante que lhe sucedeu, Manuel Lopes Patrão, tendo este sido em simultâneo Presidente da Associação – o segundo. “

Curiosamente, adianta ainda a mesma nota “ambos eram Gerentes das agências bancárias de Sousel – o primeiro, do Banco Fonsecas e Burnay, o segundo, da Caixa Geral de Depósitos. As agências bancárias foram assim na altura – como se diria hoje em linguagem futebolística – um verdadeira “Academia” de dirigentes dos Bombeiros de Sousel… Recordo ainda a admirável dedicação do sempre presente João Alves Fortio, que acompanhou aliás ambos como 2º Comandante.”

Segundo refere a Associação Humanitária “Cinco anos volvidos, em 8 de Abril de 1985, foi inaugurado o nosso moderno Quartel, concebido pelo arquitecto de Elvas Alfredo Mata Antunes. Àqueles que no distrito olhavam então com alguma inveja a forma acelerada como tudo se concretizava, e com maledicência insinuavam que em Sousel …”havia quartel mas não havia bombeiros”…, Manuel Patrão e João Fortio deram a melhor das respostas ao fazer desfilar perante as autoridades presentes na inauguração, com garbo e presença inexcedíveis, um Corpo de Bombeiros preparado, coeso e competente. “

A Corporação destaca ainda nesta nota “Seguiram-se até hoje 37 anos de um magnífico trabalho “de formiga” por parte dos seus dedicados servidores, aumentando os meios de intervenção, prestando novos serviços à comunidade, organizando-se com rigor. Saúdo-os a todos na pessoa do actual Presidente da Associação, Mariano Velez Maluco, que felicito pela sua eficaz presidência graças às suas qualidades de entrega, competência e seriedade. A instituição cresceu, prestigiou-se e prestigiou o Concelho. Mas o mais importante é que sempre ajudou as Pessoas quando elas verdadeiramente precisaram, designadamente na Saúde, no Combate aos incêndios, na Cultura, no Desporto. Porque ajudar as pessoas, não o esqueçamos, é a humanitária razão de ser da existência dos Bombeiros Voluntários.”

Passados 42 anos, refere a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sousel, “é pois com enorme orgulho que os ainda sobreviventes do início desta caminhada – evocando com respeito e saudade todos os que entretanto já partiram – se revêem na Associação e no Corpo de Bombeiros actuais, desejando-lhes o maior sucesso futuro, e as maiores venturas a todos os homens e mulheres que abnegadamente os integram. Bem hajam!”

Leia o comunicado na íntegra AQUI

Populares