21.5 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Borba: Rancho Folclórico Cravos e Rosas do Alentejo apresentou o CD “Recordar e Reviver”(Com Som e Fotos)

O Rancho Folclórico Cravos e Rosas do Alentejo, da Orada, concelho de Borba,apresentou ontem, o CD “Recordar e Reviver”.

Rancho Folcórico salienta que este é “um projeto muito especial e há muito ansiado” e que será “um baú das nossas músicas, modas e cantigas para RECORDAR E REVIVER, sempre, a cultura popular e as tradições da Orada”.

 ASessão de Apresentação do CD decorreu no Largo da Igreja da Orada, com público mas condicionada às normas em vigor da DGS (Direção Geral da Saúde).

O CD “Recordar e Reviver” do Rancho Folclórico Cravos e Rosas do Alentejo é um dos projetos da Casa da Cultura da Orada candidatado e apoiado pelo Programa de Apoio ao Associativismo Cultural do Município de Borba no ano de 2020.

Paulo Laranjo, Presidente da Direção do Grupo Rancho Folclórico Cravos e Rosas do Alentejo, da Orada, em entrevista à Rádio Campanário disse “ que este CD reflete o trabalho de 41 anos de existência do Grupo, perpetuando a recolha musical efetuada ao longo do tempo, não só as modas que habitualmente cantamos e dançamos mas também outras.”

Adiantou ainda à nossa reportagem que “ neste momento, felizmente, o grupo tem à volta de cinquenta elementos de diversas idades, nomeadamente pessoas jovens, em grande parte da Orada, provavelmente devido à forma de trabalhar e cativar que o grupo tem.”

Na opinião deste dirigente, o gosto por esta atividade passa muito pela “ tradição familiar.”

No que diz respeito às dificuldades inerentes à gravação de um CD, Paulo Laranjo disse “que a partir do momento em que pensaram nisso, a decisão estava tomada e iriam avançar. A nível de apoios candidatámos a um apoio do Município de Borba, que foi o único apoio a que recorremos. A partir daí, teremos que trabalhar enquanto Associação para o conseguirmos, com o objetivo de angariarmos fundos para este trabalho.”

Adiantou ainda que os interessados poderão adquirir este CD # através da página de facebook da Casa da Cultura da Orada, através de qualquer um dos elementos da direção do grupo ou através da Junta de Freguesia.”

No que diz respeito à recolha musical efetuada para este CD, indica que o Grupo apostou essencialmente “nas modas de saias, cantigas de reis e cantigas de lume.

 

 

 

Populares