18 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 16, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Borba: Santa Casa da Misericórdia de Borba assinalou pela primeira vez o Dia Europeu dos Vizinhos com visita guiada á instituição e lanche de convívio (c/som e fotos)

Para assinalar o Dia Europeu do Vizinho a Santa Casa da Misericórdia de Borba convidou, na passada terça-feira, 31 de Junho, os moradores mais próximos a conhecerem as instalações da instituição, proporcionando ainda um lanche de convívio.

A Rádio Campanário acompanhou a visita guiada que foi feita aos vizinhos e falou sobre esta iniciativa com a coordenadora técnica da Santa Casa da Misericódia de Borba, Manuela Lagoa que nos revelou” esta foi a primeira vez que nós comemoramos este dia, começamos por convidar os vizinhos pessoal e hoje fizemos uma visita pela Aldeia Social dando a conhecer as instalações e os serviços das várias respostas sociais”. Acrescentando que posteriormente a esta atividade” oferecemos um lanche que é o que nós costumamos fazer aos nossos vizinhos quando vão a nossa casa”.

Questionada sobre quantos vizinhos participaram nesta comemoração, Manuela Lagoa, referiu que “tivemos cerca de 20 vizinhos que manifestaram interesse em se inscreverem na Universidade Sénior bem como na Oficina do Idoso”. Salientando que os visitantes “ já nos disseram que gostaram muito das instalações e do nosso plano de atividades infelizmente nunca cá tinham entrado, possivelmente por vergonha ou porque nunca tinham tido nenhum assunto para tratar com a instituição”.

A coordenadora técnica deixou ainda um apelo” as nossas portas estão sempre abertas , a instituição é de toda a gente, apareçam sempre que nós tenhamos atividades a desenvolver no nosso Pavilhão”.

 

Recorde-se que o Dia dos Vizinhos  foi uma ideia que nasceu na cidade de Paris, em 1990, quando Atanase Périfan e um grupo de amigos criaram a associação Paris d'amis com o intuito de aproximar as pessoas e colmatar o isolamento.

Em Portugal, o Dia Europeu dos Vizinhos começou a ser assinalado desde  2001 , pelo dia 27 de maio.

 

Populares