24.3 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Julho 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Bruxelas dá luz verde ao financiamento para conclusão do projeto Alqueva

O Governo já tem “luz verde” da Comissão Europeia para usar verbas do Fundo de Coesão e assim financiar parte dos 530 milhões de euros necessários para concluir o Alqueva. A garantia foi dada por José Albuquerque, secretário de Estado da Agricultura, na passada quarta-feira. Para o efeito estão a ser analisados os projetos que estão estagnados há mais de seis meses, de forma a serem cancelados e assim desimpedirem os fundos monetários.

Dos 530 milhões de euros, 270 são destinados a obras já lançadas, ou a lançar, durante 2012, sendo que os restantes 260 milhões estão previstos para obras a iniciar no próximo ano.

O secretário de Estado falou aos jornalistas em Beja, antes de uma visita à Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), acompanhando o secretário de Estado da Agricultura da Roménia, Daniel Botanoiu, que a convite do Governo Português visitou as infraestruturas do empreendimento.

Recorde-se que em Junho a Ministra da Agricultura, Assunção Cristas, tinha afirmado que “o importante é que se conclua Alqueva em 2015 com um método que não seja o recurso ao endividamento» da EDIA, que «tem 600 milhões de euros de dívida e paga 18 milhões de euros por ano em juros”. 

Populares