24.3 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Junho 17, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Callipole: Esta é “a maior de todas as revistas” diz Pres. Inácio Esperança

Decorreu esta tarde, dia 29 de Janeiro a apresentação do n.º 28 da Revista de Cultura Callipole. Apesar de algum atraso – uma vez que a revista é apresentada no final do ano – Inácio Esperança – Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa – alega que é uma edição que o enche de orgulho, citando que é “a maior de todas as revistas (…) permite mostrar a nossa cultura, tradições e património ao mundo inteiro”, contendo várias secções, desde Património Histórico a Cultura. Profere que acaba por revelar Vila Viçosa aos Calipolenses, a Portugal e ao Mundo, o que é de facto bastante importante para um pequeno concelho como este.
Quando questionado sobre a época da digitalização e o facto de manter esta aposta no formato em papel, o Inácio Esperança responde que é precisamente por serem partidários do formato em papel que este não deve acabar e justifica “achamos que o formato em papel não deve acabar, abrange mais gerações e não só: em termos de futuro é uma segurança (…) alguém vai encontrar a nossa revista em casa de um avô ou bisavô e vai lê-la”.

Após 28 anos, a revista continua a centrar-se muito na vila Calipolense sem “esgotar” assuntos sobre as muitas figuras de várias áreas que Vila Viçosa tem, e continua a haver assunto para fazer correr tinta. Questionado sobre este assunto, Inácio Esperança afirma que esta é a maior revista de todas, e que ficaram em carteira artigos suficientes para editar assim que possível, expõe ainda que “os artigos que não foram possíveis de editar nesta edição, são suficientes para a próxima (…) Vila Viçosa não se esgota.” Contudo, expressa o seu orgulho nesta revista que dá um enorme contributo para o conhecimento deste Património – quer material, quer imaterial – dos nossos edifícios, tradições e cultura.

 

Populares