15.9 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Câmara de Borba vende ações da Aguas do Centro Alentejo e encaixa 600 mil euros. “Neste momento a autarquia não deve nada a ninguém (c/som)

A Câmara Municipal de Borba já está completamente desvinculada das Águas do Centro Alentejo, fazendo agora parte das Águas de Lisboa e Vale do Tejo. Uma medida que possibilitou à autarquia a venda de 265 mil ações por 600 mil euros e que fez com que fosse paga a divida do acordo assinado em 2013.

A informação foi avançada à Rádio Campanário pelo presidente da Câmara Municipal de Borba, António Anselmo.

O autarca explica que com esta verba, foi possível pagar as faturas em atraso até ao final do ano de 2015, “e sobrou ainda algum dinheiro, neste momento nem pertencemos em termos associativos às Aguas de Lisboa e Vale do Tejo, mas fazemos parte com os mesmos direitos e deveres (…) acho que resolvemos da melhor maneira”.

Sobre se anteriormente a autarquia recebeu alguma verba referente à divisão de lucros da Águas do Centro Alentejo, António Anselmo refere que, houve uma altura em que recebemos dividendos, não na minha gestão, pelo contrário, (…) mas eu só tenho dois anos de gestão”.

O presidente da Câmara de Borba salienta que neste momento a autarquia não deve nada a ninguém, “nem dos acordos feitos anteriormente, (…) as Águas (do Centro Alentejo) estão pagas em Borba, até ao dia 31 de dezembro está tudo pago e em janeiro vamos paga-las como deve ser”.

António Anselmo declarou ainda que depois de paga a dívida, sobraram ainda 35 mil euros, “o que dá para pagar metade das Águas, (…) estamos a pagar neste momento cerca de 60 mil euros, estamos muito tranquilos e cada vez melhor (…) as Águas em baixo são da responsabilidade da autarquia (…) em termos orçamentais temos previsto em S. Tiago Rio de Moinhos uma resolução, mas vamos ver com calma”, salientando que há pouco dinheiro, “mas a autarquia conseguiu poupar em quase dois anos, 4 milhões de euros”, referindo ainda que com este valor “na moeda antiga, eu era o dono de Borba durante 1500 anos”.

O autarca mantém firme a intenção de contrair um empréstimo para o pagamento do PAEL (Programa de Apoio à Economia Local), “neste momento só falta ser aprovado pela Assembleia no mês de abril, mas já estamos a iniciar o processo de contatar os bancos e tentarmos os juros mais baixos (…) pagamos aquilo que devemos e temos um bocado mais de liberdade em termos de autonomia autárquica”.

Recorde-se que a Águas do Centro Alentejo é a empresa responsável pela concessão do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Centro Alentejo, por um período de 30 anos, sendo constituída inicialmente pela Águas de Portugal e pelos municípios de Alandroal, Borba, Estremoz (que já saiu), Évora, Mourão, Portel, Redondo e Reguengos de Monsaraz e pela Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA).

Populares