17 C
Vila Viçosa
Domingo, Julho 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Câmara de Vidigueira lança projeto online de promoção à educação patrimonial

Foto: CM Vidigueira

A Câmara Municipal de Vidigueira criou o projeto online “Histórias e Memórias”, no âmbito de dar continuidade às ações de educação patrimonial, que, através de diálogos entre a arte e a educação, levam os ensinamentos do património a cada das pessoas.

Face ao contexto pandémico vivido em Portugal, A Câmara de Vidigueira adaptou neste projeto a missão de desenvolver experiências que promovam o envolvimento, de crianças e jovens, em processos ativos de conhecimento, apropriação e valorização da herança cultural.

Com o encerramento ao público dos espaços museológicos, “torna-se necessário criar soluções alternativas para continuar a proporcionar, à comunidade escolar, ferramentas de apoio para a consciencialização dos alunos para a valorização da sua identidade cultural e para a divulgação de um património como fator de desenvolvimento local”, salienta a autarquia.

Este projeto apresenta um conjunto de 7 programas temáticos, publicados semanalmente na página de Facebook do município, que pretendem reunir aspetos relacionados com a educação patrimonial, através de diálogos entre a arte e a educação. No final de cada vídeo é proposta uma atividade lúdica, com o propósito de promover a interação entre as crianças e os adultos, seja na escola ou em contexto familiar.

A Câmara de Vidigueira apela que, no decorrer da atividade, os participantes captem imagens dos trabalhos realizados e enviem para: turismo@cm-vidigueira.pt.

A produção dos vídeos contou com a colaboração de duas estagiárias, nas áreas do Turismo e Comunicação, e com o apoio a recursos cedidos pela Escola Profissional Fialho de Almeida.

Populares