8.2 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Maio 2, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Caminhada pela vida em Évora espera mais de 500 participantes: “Queremos elevar ainda mais o dom da vida” diz Pedro Giões(c/som)

Évora recebe este sábado mais uma edição da iniciativa “Caminhada pela vida”, um evento realizado em diversas cidades portuguesas em simultâneo e que pretende ser uma manifestação da família pela alegria da Vida e de viver.

A nível nacional esta é 12ª caminhada organizada, sendo que na cidade de Évora se realiza pelo terceiro ano consecutivo.

A Rádio Campanário falou com Pedro Giões, um dos responsáveis pela organização do evento que nos fez uma antevisão do que irá ser a edição deste ano . Começou por nos referir que “a defesa da vida é um assunto que está sempre presente na ordem do dia e cada vez vai fazendo mais sentido mobilizar as pessoas para festejarem a vida , pelo menos num dia por ano.” A organização deixa o convite para que todos participem nesta caminhada ” fazendo-o pela vida e pela família” tal como nos referiu.

Questionado sobre as expetativas para este ano a nível de participantes, Pedro Giões refere “é sempre uma pergunta difícil de responder porque não há inscrições , o número de inscrições fica sempre um pouco em suspenso mas a verdade é que tem corrido bem pois a nível global a caminhada conta com a participação de milhares de pessoas e em Évora, temos tido a participação de cerca de 500 pessoas, um número muito significativo.” Para este existe a expetativa de que “o número de participantes possa ser ainda superior.”

No que diz respeito aos temas inerentes à iniciativa, o responsável esclarece que “são sempre temas importantes, de certa forma fraturantes e pelos quais as pessoas muitas vezes não concordam com aquilo que é feito em termos de legislação.” “Para além de ser um passeio que junta pessoas que pensam da mesma forma este dom da vida, este valorizar a vida desde a concepção até à morte natural , serve como veículo para a passagem de uma mensagem importante” acrescentou ainda.

A Caminhada será no próximo dia 6 de Abril pelas 14h30, com concentração na Porta Velha da Lagoa, Rua Cândido dos Reis, junto ao Calvário.

O percurso será Porta Velha da Lagoa (junto ao Calvário) – Rua Cândido dos Reis – volta ao largo do Teatro Garcia de Resende – R. José Elias Garcia – Largo Luiz de Camões – Rua João de Deus – Rua Nova – Largo Alexandre Herculano – Rua de Vasco da Gama – Largo do Marquês de Marialva – Rua Cinco de Outubro – Praça do Giraldo.

Pedro Giões sublinhou, por último, e no que diz respeito à importância de sensibilizar as gerações mais novas para o dom da vida, “é essencial ; hoje em dia caminhamos cada vez mais para uma menor sensibilidade da importância que é dar valor à vida, em todos os seus aspetos” frisando “a mensagem que queremos passar é que vale a pena viver e esta caminhada pode fazer a diferença na maneira de pensar das pessoas.”

Populares