9 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Fevereiro 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Candidatura de 2M€ liderada pela ADRAL com 65 entidades na “maior ação de promoção externa do Alentejo” diz Pres. Da ADRAL(c/som)

A ADRAl- Agência de Desenvolvimento da Região Alentejo está a liderar uma candidatura conjunta para a promoção externa da Região Alentejo.

Designada por “INVEST IN ALENTEJO 2.0 – Potenciar Infraestruturas, Fortalecer Redes e Setores Estratégicos”, recentemente submetida no âmbito do atual Aviso Alentejo 2030 “ALT 2023-2030-8: Ações Coletivas – Internacionalização”, a candidatura foi entregue fisicamente na passada semana, nas instalações da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento da Região Alentejo-CCDRA pelo Presidente da ADRAL, Dr. João Grilo, acompanhado pela a Aicep Global Parques – Gestão de Áreas Empresariais e Serviços, APS -Administração dos Portos de Sines e do Algarve , ARPTA – Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, Edia- Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva, S.A e o Município de Ponte de Sor, todos parceiros estratégicos da Agência nesta iniciativa e líderes dos eixos de especialização.

A Rádio Campanário falou com o Presidente da ADRAL sobre esta candidatura e quais os seus objetivos.

João Grilo começou por nos adiantar que “esta candidatura surge na sequência do trabalho que foi desenvolvido no âmbito do programa Invest in Alentejo e que decorreu com financiamento do Alentejo 20202, envolvendo os principais agentes do território.”

Os principais agentes do território reuniram-se com o objetivo comum de promover o território junto de entidades e outros agentes do exterior, a fim de atrair investimento e captar novas dinâmicas para a região.

João Grilo salienta ainda “este trabalho de incentivar as exportações e aumentar o investimento interno resultou muito bem na parceria do Invest in Alentejo” explicando que no conjunto total de missões foram recebidos “cerca de 800 mil euros para fazer este trabalho de promoção no exterior e conseguimos de investimento direto no território superior a 10 milhões de euros , ou seja, multiplicou-se por muito” destacando também outras dinâmicas como a criação de uma excelente rede de contatos.

A candidatura agora apresentada, “INVEST IN ALENTEJO 2.0 – Potenciar Infraestruturas, Fortalecer Redes e Setores Estratégicos”, recentemente submetida no âmbito do atual Aviso Alentejo 2030 “ALT2023-2030-8: Ações Coletivas – Internacionalização”. inclui “um conjunto de 65 entidades do Território, 40 são Municípios.”

Trata-se, como sublinha “de um grande programa para promover externamente o Alentejo e que pretende continuar a atrair investimento para a região”, sendo reveladora da importância crucial que a mesma apresenta para o desenvolvimento do Alentejo, alinhada com a visão de projetos no âmbito da internacionalização.

A candidatura tem um valor superior a dois milhões de euros.

A sua aprovação, a acontecer, representa continuar a posicionar o Alentejo de acordo com as tendências de captação de investimentos, sistemas de informação e a capacidade de construir instrumentos cruciais para a tomada de decisão e planeamento.

Populares