15.9 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Marco histórico para Évora”: Rede de transportes públicos elétrica entra em funcionamento em breve!

 

A entrada em funcionamento da nova frota totalmente elétrica da rede pública de transportes urbanos de Évora é “um marco histórico para Évora e para o país” .

Foi desta forma que Alexandre Varela, Vice-Presidente da Autarquia de Évora, considera o facto da cidade Alentejana ir ter uma rede de transportes públicos totalmente elétrica.

O Vice-Presidente falou durante a cerimónia oficial de apresentação das novas viaturas da TREVO, que decorreu na Central de Camionagem,  perante o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, e do Secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, no âmbito da iniciativa “Governo + próximo”.

Alexandre Varela manifestou um enorme orgulho pelo facto de Évora ser “a primeira cidade portuguesa com os transportes públicos urbanos totalmente elétricos, constituindo um marco importantíssimo para a descarbonização do transporte público em Portugal e para Évora, que será assim mais uma referência nacional e internacional nesta matéria, tão importante nos dias de hoje”.

Fruto de um investimento na ordem dos seis milhões de euros, dos quais quatro milhões são suportados por fundos comunitários, designadamente pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (Poseur), a nova frota totalmente elétrica da TREVO, constituída por 23 viaturas, das quais 14 são miniautocarros, irá começar a circular a partir do dia 1 de agosto.

Também o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro considerou “hoje é um dia feliz para o meu ministério e não tenho a menor dúvida do sucesso de Évora nesta matéria e que o mesmo servirá de exemplo para outras cidades tanto em Portugal como lá fora”.

Para além da entrada em circulação das 23 novas viaturas, que contribuirá para uma forte redução da pegada ecológica no concelho de Évora, o investimento da empresa concessionária do transporte público coletivo de Évora inclui ainda 13 pontos de carregamentos e um novo sistema de bilhética totalmente digital.

Fonte/Foto: Município de Évora

Populares