14.8 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 14, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Capacidade de armazenamento da Barragem do Caia já foi ultrapassada! Descargas “vão manter-se” diz Eng. Luís Rodrigues(c/som)

Estão a ser realizadas descargas de superfície na Barragem do Caia desde o passado dia 9 de fevereiro.

Com a capacidade de armazenagem de água ultrapassada- atualmente tem um volume de água de 190,812,800 metros cúbicos de água quando a cota de descarga de referência é de 190 milhões- a Associação de Beneficiários do Caia, entidade responsável pela gestão desta Barragem, garantiu à Rádio Campanário que as “descargas vão continuar”.

De acordo com Luís Rodrigues “o volume da água só há dois dias começou a descer e por isso vão continuar com o processo de descargas, pelo menos para chegar ao volume de 186 milhões de metros cúbicos de água.”

De acordo com o responsável “vamos manter as comportas abertas durante o fim de semana e provavelmente até quarta-feira” altura em que será reavaliada a situação.

A Associação de Beneficiários do Caia opta assim por manter as descargas “por forma a garantir um nível de segurança.”

Recorde-se que a Barragem do Caia, a maior do Distrito de Portalegre, abastece os concelhos de Elvas, Campo Maior, Arronches e Monforte.

Esteve vários anos sem fazer descargas, o que voltou a acontecer em janeiro de 2023 e se repetiu agora em 2024.

A chuva que caiu no mês de janeiro e nos últimos dias, aumentou o volume de água armazenado na maior parte das barragens, levando a que algumas, como foi o caso da Barragem do Caia, tivesse que efetuar descargas de superfície por forma a escoar a água.

No caso da Barragem do Caia, prevê-se que cerca de 12 milhões de metros cúbicos de água vão para Alqueva.

Populares