Continuam os trabalhos na nova Linha de Évora – Corredor Internacional Sul.
A nova Linha de Évora, com uma extensão total de cerca de 90 quilómetros, entre Évora e Elvas, reveste-se de extrema importância na ligação portuária e da rede ferroviária nacional a Espanha, nomeadamente na ligação à fronteira, potenciando e aumentando a capacidade exportadora de mercadorias do país.
Integrada no âmbito do projeto Corredor Internacional Sul, este é uma dos maiores projetos a decorrer na Região Alentejo, tendo em vista essencialmente a redução do tempo de trajeto, em consequência da utilização de comboios de tração elétrica entre Sines e Caia assim como aumentar a eficiência e atratividade do transporte ferroviário de mercadorias, ao permitir a circulação de comboios de mercadorias com 750 m de comprimento.
De acordo com a nota divulgada pela Infraestruturas de Portugal, na sua página oficial, realizaram-se recentemente os rabalhos de distribuição de travessas polivalentes sobre a primeira camada de balastro na Estação Técnica 2, localizada junto Bencatel, Vila Viçosa.
A criação da zona técnica, explica a IP, tem como objetivo permitir assegurar o cruzamento de comboios (de 750m, para mercadorias), reforçando a capacidade de operação e a otimização das condições de exploração.
A nova linha, cujo investimento está inserido no Programa de modernização e expansão da Rede Ferroviária Nacional – Ferrovia 2020, cofinanciado pela União Europeia.
Foto:@IP




