10.9 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Casa Branca (Sousel): “É uma iniciativa a continuar porque o desenvolvimento e o crescimento têm que se fazer a partir dos produtos endógenos, a partir daquilo que a gente tem,” referiu Armando Varela no encerramento do II Festival de Caracol (c/som e fot

A Câmara Municipal de Sousel promoveu , entre os dias 10 e 12 de junho, o II Festival de Caracol da freguesia de Casa Branca. A iniciativa que contou comum showcooking do Chef Chakall atraiu centenas de pessoas, que para além de degustarem dos pratos típicos de caracol tiveram oportunidade de saborear estes moluscos gastrópodes confeccionados de diversas formas.

Ao longo de dois dias a freguesia de Casa Branca esteve em festa proporcionando aos seus visitantes um vasto leque de atividades em torno do caracol e da música. Paralelamente, a este certame decorreu o 15º Festival Nacional de Folclore.

A Rádio Campanário esteve presente no encerramento do II Festival de Caracol da freguesia de Casa Branca e falou sobre esta mostra gastronómica com o presidente da Câmara Municipal de Sousel, Armando Varela, que nos revelou que esta iniciativa “ tem por base associar a componente da cultura do festival do folclore, com a componente económica”. Acrescentando que “ temos aqui um helicicultor que tem neste momento cerca de um hectar de estufas de caracol”.

Quanto ás várias atividades promovidas, o autarca destacou que “ o ano passado houve um concurso para o melhor petisco de caracol e este ano houve um concurso para o melhor acompanhamento de caracol”. Realçando que “ contamos também com a presença do Chef Chakall que confeccionou duas receitas, uma com o caracol e outra com a caracoleta “.

No que concerne á continuidade do Festival de Caracol na freguesia da Casa Branca, Armando Varela, assegurou que “ é uma iniciativa a continuar porque acho que o desenvolvimento e o crescimento têm que se fazer a partir dos produtos endógenos, a partir daquilo que a gente têm “. Sublinhando que “ nós temos muita coisa e temos que ter orgulho nisso, mas temos que lhe  acrescentar valor, de facto eu próprio fiquei admirado com a quantidade de coisas que se podem fazer com o caracol, podem ser  entradas, podem ser sobremesas, podem ser refeições , podem ser petiscos, podem ser bolos é uma coisa impressionante”.

O edil fez ainda um balanço da quantidade de quilos de caracoís que foram consumidos neste festival adiantando-nos que  foram “ certamente uns milhares largos de quilos de caracoís”.

A esta Estação Emissora o Chef Chakall expressou que “ fiz duas receitas mais ou menos semelhantes mas diferentes sendo que uma foi confeccionada muito mais alentejana, utilizei poejos para fazer um ensopado de borrego e de caracoletas sem o habitual pão, uma receita bastante simples que também levou pimentos, ingrediente que não é usual na confeção deste prato”. Relativamente á receita dos caracoís frisou que “ fiz um prato com caracoís fora da casca simples e acho que toda a gente gostou”.

Instado a pronunciar-se sobre a importância a nível gastronómico de cada região promover os seus produtos endógenos na culinária asseverou que “ é fundamental valorizar os produtos que cada região tem, por acaso todos os produtos que utilizei para a confeção destes pratos foram os desta região desde o azeite, alho, pimentos, cebola, coentros, poejos, limão ao vinho branco, mais alentejano é impossível”.

Segundo o Chef Chakall “ conheço muito bem a gastronomia alentejana, tenho uma quinta em Odemira, já gravei vários programas em diversas regiões do Alentejo porque o Alentejo não é todo igual (…) mas em todas as regiões os produtos são óptimos”. Manifestando que “ com produtos bons é fácil cozinhar “.

Questionado sobre se tem por hábito utilizar as ervas do Alentejo nos seus pratos referiu-nos que “ utilizo imenso, os coentros são a minha erva favorita antes de vir para Portugal não conhecia esta ervas, mas começei a utilizá-la nos meus pratos pelo facto de ser a erva emblemática do Alentejo e hoje utilizo-a quase em tudo”.

Populares